Fumaça no escapamento pode ser sinal de perigo.

Fumaça no escapamento pode ser sinal de perigo.

Quem nunca entrou em pânico quando começa a subir fumaça do capo, que atire a primeira pedra. Nesse post do blog vamos orientar, quando exatamente a fumaça é sinal de perigo.

Uma curiosidade interessante é que existem 3 tipos de cores que podem sair do escapamento com motivos diferentes: branca, preta e azul. E vamos falar sobre cada uma delas.

Todo mundo sabe que um motor em perfeito estado não deve emitir fumaça, tirando em dias muito frios, quando acaba saindo uma fumaça branca ao ligar o carro que passou um período longo desligado, porém ela logo desaparece, pois é só a água de condensação.

Continuando na fumaça branca, ela pode aparecer também quando ocorre a passagem de água através da junta do cabeçote defeituosa.

As juntas do cabeçote servem basicamente para selar todos os gases quentes produzidos na combustão, além de manter o líquido de arrefecimento, óleo, e cilindros bem separados, para não haver qualquer tipo de contaminação e prejudicar o funcionamento perfeito do motor. E existem 3 tipos de juntas, de amianto ou grafite fibroso que são mais baratas, mas menos duráveis e mais propensas a rachaduras e quebras.

Juntas de material sólido (metálicas) – Tem melhor qualidade, mais durabilidade, mas são mais caras.

Juntas de borracha – Usadas para complementar o selamento do cabeçote, seja nas laterais do cabeçote e/ou tampas do cabeçote.

A fumaça preta é a que assusta mais, porém não é o pior dos casos. Essa cor aparece quando há excesso de combustível devido a desregulação na injeção eletrônica, que injeta mais que o normal, o combustível acaba sendo queimado no escapamento aquecido.

E finalmente chegamos na fumaça azul, quando a fumaça for dessa cor meu amigo, aí sim pode correr imediatamente para o mecânico.

O motivo da cor azulada é justamente a queima de óleo lubrificante, podendo baixar tão rápido o nível do óleo, provocando falta de lubrificação no motor, podendo levar a explosão.

Então depois de conhecer os motivos que causam a tal fumaceira, você ficará de olho nos responsáveis pela causa: Juntas, fluidos de freio, desregulação da injeção eletrônica, óleo lubrificante.

Até a próxima !!!

Compartilhar