O sistema de freio é sem dúvida, um dos mais importantes de todo e qualquer veículo. Principalmente, quando estamos falando de uma van que carrega muitos passageiros. E você que tem uma van, não pode jamais correr o risco de ter esse sistema com avarias, correto? Por isso, continue lendo e saiba mais sobre a peça mais importante desse sistema e como prevenir danos no freio da sua van.
Para que serve o hidrovácuo?
O hidrovácuo, também conhecido como o servo freio, é um dispositivo comandado pelo pedal de freio, localizado dentro do capô da sua van. A sua principal função é ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal de freio. Isso acontecesse através da diferença de pressão entre o vácuo gerado pelo motor ou bomba de vácuo e a pressão atmosférica, amplificando a força de atuação sobre o cilindro mestre e proporcionando maior conforto ao motorista.
Sinais que indicam problemas no servo freio
Existem alguns sintomas que podem caracterizar defeito no hidrovácuo, os principais deles são:
- Sentir o pedal rígido;
- Luz de freio acesa no painel;
- Freios não funcionam bem.
Veja como identificá-los no vídeo a seguir:
Como prevenir danos no freio da sua van
Para prevenir danos nas peças responsáveis pela frenagem da sua van, é recomendável que você faça a troca da hidrovácuo a cada 120.000 km rodados ou o que for indicado no manual do seu veículo.
Além disso, boas condutas ao frear o seu veículo também contribuem com a durabilidade das peças do sistema de frenagem, como as pastilhas, pinças, o cilindro mestre de freio e o cilindro de roda. Sobretudo, faça sempre a manutenção preventiva e garanta a sua segurança e a do seus passageiros.
Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com o nosso time de especialistas, que teremos o maior prazer em responder.
Acompanhe a gente também nas redes sociais e nosso canal no youtube e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a funcionamento do seu carro.
Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.