Por acaso, você está com dificuldade para acelerar? Ou o seu veículo não tem mais a mesma potência de antes? Saiba que estes são sinais que indicam problemas no filtro de combustível! Você sabia que o filtro de combustível é essencial para o bom desempenho do seu veículo? Leia a matéria abaixo e saiba para que serve o filtro de combustível e como evitar danos.
Para que serve o filtro de combustível
Antes de entender para que serve o filtro de combustível, é importante saber que ele está localizado entre o tanque e o motor do veículo. Sendo que a sua função é justamente filtrar o líquido dentro do tanque. Isto é, ele é responsável por evitar que impurezas que possam estar presentes no combustível cheguem até o cilindro de combustão, garantindo assim o melhor desempenho do sistema de injeção do veículo.
Já o cilindro de combustão é a peça responsável pela deflagração do combustível, que nada mais é que o processo de combustão que resulta em uma onda de ar de alta pressão. Isso quer dizer que é o sistema de injeção eletrônica é quem vai controlar a quantidade de envio de combustível para o cilindro e consequente, alimentar o motor para que ele entre em ação, ou seja, para que o veículo entre em movimento.
Como evitar danos no filtro de combustível
Como sempre recomendamos, é importante verificar no manual do veículo as recomendações do fabricante sobre a troca do filtro de combustível. Geralmente a troca desta peça é indicada a cada 10 mil km rodados.
No entanto, deve-se levar em consideração, que a vida útil do filtro se dá também pela qualidade do combustível. E caso não faça a troca preventiva no tempo estimado, pode ocorrer a queima de bicos injetores – que também são chamados de válvulas injetoras. Estas por sua vez são as peças responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão.
Não se esqueça de estar sempre atento aos sinais de anormalidade que o seu veículo apresenta. Por isso, listamos abaixo alguns dos problemas que podem indicar que está na hora de fazer a troca do filtro de combustível:
- Dificuldade na hora de acelerar;
- Marcha lenta irregular;
- Perca de potência;
- Luz de injeção acesa.
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