O motor esquentando ou vazando óleo? Este com certeza é um sinal de que ou a bomba de óleo ou resfriador podem estar com problemas. Continue lendo e entenda como funcionam estes itens e o que fazer em caso de superaquecimento do motor.
A importância da bomba de óleo
A bomba de óleo é a responsável pela lubrificação, conservação e durabilidade do motor e de seus componentes. A sua principal função é retirar o óleo do cárter e o pressurizar na galeria principal de lubrificação a fim de que seja distribuído para diferentes partes do motor.
Sinais que indicam danos na bomba:
- Luz do painel acesa;
- Barulhos no motor;
- Problemas na válvula de pressão.
Para garantir a durabilidade da peça é importante realizar a troca do filtro de óleo a cada 10mil km rodados.
Para que serve o resfriador
O resfriador ou trocador de calor, como também é conhecido, é o item que fica fixado no motor. Como o nome já bem diz, este é o responsável por resfriar o óleo lubrificante do motor. Ou seja, garantir a temperatura adequada do mesmo.
Abaixo alguns sinais que indicam danos:
- Vazamento de óleo;
- Perda da capacidade de resfriamento – porque o óleo sujo pode entupir as cânulas, ou seja, o lugar que o óleo passa.
Motor superaqueceu: o que fazer?
O motor do seu veículo superaqueceu?
Veja a seguir o que fazer:
- Desligue imediatamente o motor e acione o reboque;
- Verifique o líquido de arrefecimento e complete sempre que for necessário de acordo com as recomendações do manual;
- Se estiver saindo fumaça, não toque no capô.
E claro, para evitar outros danos nestes e demais itens, faça a manutenção preventiva com recorrência no seu mecânico de confiança.
Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com o nosso time de especialistas, que teremos o maior prazer em responder.
Acompanhe a gente também nas redes sociais e nosso canal no youtube e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a funcionamento do seu carro.
Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.