Você sabe o que é e para que serve o cilindro auxiliar de embreagem? Quais os possíveis sintomas que indicam defeito? Assim como, quais novos hábitos podem ajudar na prevenção dessa peça? Leia esta matéria e descubra como cuidar e prevenir problemas, garantindo o bom funcionamento e segurança do seu carro.
O cilindro auxiliar de embreagem é uma união do cilindro secundário ao rolamento da embreagem. Ele contém um pistão ligado ao rolamento. Isto é, quando o pedal da embreagem é acionado, o pistão se move para a frente, e o rolamento da embreagem é deslocado contra a mola de diafragma, interrompendo o atrito entre disco da embreagem e volante do motor.
Portanto, ele é a peça responsável por receber pressão hidráulica do cilindro mestre de embreagem, através da tubulação, e acionar o sistema de embreagem.
Quais os sintomas que indicam defeito?
Existem alguns sintomas que podem caracterizar defeito no cilindro auxiliar de embreagem ou no cilindro mestre de embreagem, uma vez que ambos estão inteiramente conectados. Os principais deles são:
- Câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha;
- Dificuldades para engatar a marcha;
- Pedal muito baixo, mas que exige força;
- Embreagem instável ou imprevisível;
- Se, ao arrancar, o carro ameaça morrer quando o motorista começa a soltar o pedal de embreagem.
- Vazamento de óleo, quando encontra-se manchas no chão da garagem.
Ao notar alguns desses sinais, antes de mais nada, é aconselhável que você procure por um mecânico de sua confiança para verificar quais as peças que precisam ser trocadas.
Como prevenir o desgaste
Você também pode prevenir o desgaste dos cilindros de embreagens com pequenas medidas no dia a dia, como:
- Evite desgastes desnecessários, ou seja, não descanse o pé sob o pedal de embreagem;
- Em subidas, procure não controlar o carro na embreagem, use o freio;
- Também utilize do mesmo mecanismo quando estiver parado em congestionamento.
Siga nossas redes sociais para conferir mais dicas automotivas!
Especialista em peças para 4×4
Alex Carnelós, mais conhecido como Magrão, começou sua carreia no ramo de Autopeças no ano de 1993 na empresa Pemaza. Em 2003 iniciou sua jornada no ramo de peças importadas através de uma autopeças multimarcas.
Teve também experiência na concessionária Toyota. Está na TParts Autopeças desde 2005 e procura se especializar cada vez mais em pick-ups e 4×4. Alex é gerente da filial TPARTS em Itajaí. Tecnólogo em Comércio Exterior, sempre acompanha as novidades, lançamentos e inovações do ramo de Autopeças para 4×4 .