Você sabe quais são os itens essenciais para o funcionamento da embreagem? Veja a seguir os 4 componentes do sistema de embreagem. E mais, saiba quais são os sinais que indicam danos em cada um deles.
Cilindro mestre de embreagem
Em primeiro lugar, vamos começar pelo cilindro mestre de embreagem, que faz parte do sistema de transmissão dos carros manuais. Junto com os demais componentes, ele é o responsável por engatar e desengatar a embreagem. Em outras palavras, através do fluido hidráulico, o mesmo funciona como um multiplicador de força. Ou seja, quando você pisa no pedal, ele garante a troca de marchas de maneira suave e segura.
Sinais que indicam problemas no cilindro:
- Pedal está mais suave que o normal;
- Pedal “preso”;
- Dificuldade em trocar as marchas;
- Líquido de transmissão baixo ou com aparência ruim;
- Vazamentos no piso ou no compartimento do motor;
- Ruído incomum do motor.
Cilindro auxiliar de embreagem
Já o cilindro auxiliar de embreagem é uma união do cilindro secundário ao rolamento da embreagem. Ele contém um pistão ligado ao rolamento. Dessa forma, quando o pedal é acionado, o pistão se move para a frente e o rolamento é deslocado contra a mola de diafragma, interrompendo o atrito entre disco e volante do motor. Portanto, ele é a peça responsável por receber pressão hidráulica do cilindro mestre de embreagem, através da tubulação e acionar todo o sistema.
Sinais que indicam problemas no cilindro auxiliar:
- Câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha;
- Dificuldades para engatar a marcha;
- Pedal muito baixo, mas que exige força;
- Embreagem instável ou imprevisível;
- Se ao arrancar, o carro ameaça morrer quando o motorista começa a soltar o pedal.
- Vazamento de óleo – quando encontra-se manchas no chão da garagem.
Atuador
O terceiro item é o atuador. Este por sua vez, é responsável por acionar o sistema de embreagem através de força hidráulica, quando o motorista aciona o pedal do sistema.
Sinais que indicam problemas no atuador:
- Vazamentos;
- Pedal duro – neste caso, é necessário checar também todo o sistema para um melhor diagnóstico, como platô, disco e cilindro.
Colar de embreagem
Por fim, temos o colar de embreagem, também conhecido como rolamento. Está peça tem como principal função pressionar as aletas do platô. Dessa forma, ele promove o afastamento das placas de pressão do mesmo, interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.
Sinais que indicam problemas:
- Estalos ao pisar na embreagem;
- Ruídos anormais constantes no rolamento como ronco e chiado.
Importante, ao notar os ruídos leve o seu veículo ao seu mecânico de confiança para a manutenção preventiva, porque caso a peça não seja revisada pode ocorrer a quebra.
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Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.