Você sabe o que é e para que serve o sensor de temperatura do seu carro? Leia a matéria e entenda a função de um dos componentes mais importantes do sistema de arrefecimento do motor.
Basicamente, esse componente informa com precisão máxima, para o painel do veículo, o valor exato da temperatura do motor e do fluído em circulação durante o seu funcionamento. Além disso, ele também oferece informações fundamentais para que haja uma execução de diversas estratégias de funcionamento do motor.
Para medição da temperatura, esse sensor utiliza um componente cerâmico chamado termístor. Ele faz o envio de sinais elétricos ao painel do veículo. A temperatura do veículo pode ser sinalizada por meio de luzes no painel, caso esteja muito alta.
O termístor tem como principal função apresentar uma variação da sua resistência elétrica com relação à sua temperatura. Funciona assim: aumento de temperatura > diminuição da resistência e de temperatura > aumento da resistência. Se isso acontecer, não desligue o motor imediatamente, isso pode causar o superaquecimento da peça.
Simplificando, o sensor de temperatura do motor varia os seus níveis de tensão de acordo com a mudança de temperatura, seja quando o carro está desligado, ligado ou já aquecido, quando em funcionamento por mais tempo.
Por exemplo: quando o motor é acionado, o sensor registra um estado frio, porque não estava ligado, e vai aquecendo conforme o carro está em funcionamento. O sensor não pode apresentar altos níveis de temperatura, pois isso indica que há um problema no motor que precisa ser checado o quanto antes.
Quando deve ser feita a manutenção desse sensor?
A indicação das montadoras é que a peça seja checada a cada 30 mil quilômetros. Esse é um período base, que pode variar de acordo com o modelo do automóvel. Por isso não deixe de consultar o manual do veículo e fique de olho nos sinais que seu carro dá!
O componente pode apresentar falhas nas medições ou simplesmente deixar de funcionar, ocasionando prejuízos enormes. Caso isso aconteça, converse com um mecânico de sua confiança, para que ele possa fazer uma checagem mais detalhada e passar informações precisas.
Mantenha a manutenção do seu carro sempre em dia!
Confira a nossa matéria sobre manutenção preventiva.
E nos siga nas redes sociais para mais dicas!
Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.