Quem trabalha com vans já sabe, que vire e mexe precisa ir ao mecânico para garantir que o veículo esteja sempre com bom funcionamento. Sem falar que não dá para ficar parado quando se trata de um carro de trabalho, certo? Por isso, preparamos essa matéria para você não esquecer quais são os 5 itens indispensáveis na hora de fazer a revisão da sua van.
Manutenção preventiva x corretiva
A primeira coisa que você precisa entender é a diferença entre a manutenção preventiva e a corretiva. E quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas. A começar pela manutenção preventiva, que como já diz, é um atitude ativa de prevenção do seu veículo. Ou seja, quando você leva o seu carro para revisão ou não perde os prazos indicados pela montadora para troca ou manutenção de alguns itens, você está fazendo a manutenção preventiva, e com isso está evitando maiores problemas indesejados e naturalmente, economizando.
Em contrapartida, a manutenção corretiva é sempre uma ação de emergência. Em outras palavras, todas as vezes que algum sistema para de funcionar adequadamente ou há quebra de peças, você é obrigado a levar o veículo ao mecânico e o concerto é inevitável. Normalmente, quando isso ocorre, sempre há mais de um problema a ser resolvido. O que também significa, gastos não planejados e altos naquele mês.
Por que fazer a manutenção preventiva da van?
No caso das vans que são veículos que passam por uso diário, isto é, desgaste contínuo das peças, a manutenção preventiva é essencial para contribuir com o tempo de vida útil e o bom estado do veículo. Além disso, conhecer bem o funcionamento da sua van, bem como também, saber reconhecer os sinais que indicam que algo está errado, é essencial para garantir a segurança dos seus passageiros.
Como mencionamos acima, o custo da manutenção corretiva é sempre mais alto, do que a da manutenção preventiva. E levando em consideração, que as vans são veículos de trabalho, a manutenção corretiva não só significa maiores gastos, como também veículo parado por mais tempo, ou seja, prejuízo em dobro.
5 itens indispensáveis para revisão de vans
O objetivo é sempre evitar prejuízo e tempo desperdiçado, quando falamos de veículos de trabalho. Por isso, é recomendado fazer a manutenção preventiva geral da van de 6 em 6 meses. Visto que uma van percorre diariamente longas distâncias e estão sempre expostas a excesso de peso, em caso de vans de transporte de cargas.
Em primeiro lugar, siga sempre as recomendações do manual do fabricante. Em segundo, leve o seu veículo sempre para um mecânico de sua confiança. E por fim, compre sempre peças de alta qualidade. Listamos abaixo cinco itens que você deve sempre checar:
1. Pneus
Mantenha os pneus sempre calibrados, a fim de evitar o desgaste excessivo nas peças, principalmente, para vans de carga pesada. Eles também devem sempre estar em bom estado, pois pneus carecas significam risco altíssimo de acidentes, já que eles não têm aderência suficiente nas vias pavimentadas.
2. Óleo motor e filtro de óleo
Normalmente, é sugerido que a troca do óleo do motor e do filtro seja feita a partir de 5 a 10 mil quilômetros rodados. Sem esquecer de levar em consideração a data de validade do óleo. E claro, sempre que fizer a troca do óleo, faça também a troca do filtro de óleo. Até porque, é ele que evita que impurezas e resíduos cheguem no motor.
3. Velas aquecedoras
As velas aquecedoras têm por obrigação aquecer o ar em torno da saída dos injetores, em veículos de motores a diesel. Isso ajuda na injeção do combustível. Recomenda-se trocar a cada 20 mil quilômetros rodados.
4. Filtro de Ar
Já o filtro de ar reduz os desgastes dos pistões e bielas, isto porque ele evita que sujeiras do ar cheguem à câmara de combustão do motor. Dessa forma, ele também favorece na redução do consumo de combustível. A troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados.
5. Correias alternador e dentada
A correia dentada é composta por pequenos dentes de borracha garantindo a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento dos pistões nos cilindros. É ela que liga o comando de válvulas ao virabrequim do motor, fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento abram e fechem no momento exato.
E como é o virabrequim que passa a força do motor para as rodas, se esse sincronismo não for perfeito, o carro não funciona. A manutenção preventiva deve ser feita a cada 40 quilômetros trocados. Outro sinal que indica que está na hora de fazer a troca desse item, é se você reparar barulho excessivo dentro do sistema de distribuição.
Para vans de transporte escolar
Aqui, deixamos um alerta para as vans de transporte escolar. Quando se trata de crianças, o cuidado deve ser sempre redobrado, por isso, cheque mensalmente as travas das portas e janelas e os cintos de segurança. Cuidar do seu veículo, é cuidar da segurança dos pequenos e garantir a sua tranquilidade e dos seus clientes.
Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com o nosso time de especialistas, que teremos o maior prazer em responder.
Acompanhe a gente também nas redes sociais e nosso canal no youtube e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento do seu carro.
Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.