Você sabe como funciona a tração 4×4 da sua pick-up? Primeiramente, você precisa entender que a tração é responsável por distribuir o peso por igual nas quatro rodas. Ela também é conhecida como o sistema de distribuição para tração 4×4. Neste sistema está presente o kit de distribuição. Dessa forma, o kit garante o funcionamento adequado desse compartilhamento de peso e força do motor para as rodas.
Como funciona o sistema de distribuição
Antes de entender para que serve o kit de distribuição, você precisa saber que as peças que compõem os kits são as peças presentes no sistema de distribuição. Elas estão sincronizadas com o virabrequim e com o comando de válvulas, que por sua vez, aciona as válvulas em sincronia com os pistões. Ou seja, é através dessa conexão que acontece o comando de abertura e do fechamento das válvulas de admissão e de escapamento.
Para que um motor de combustão funcione, as válvulas precisam enviar o comando, que é quando ocorre a abertura e fechamento delas. Primeiro a admissão, que é responsável pela entra da mistura de ar/combustível no cilindro. E depois o escapamento, que é responsável por liberar os gases que se manifestam dentro do cilindro.
Os diferentes tipos de kit de distribuição
Todos os kits contêm todos os componentes necessários para a troca das peças do sistema de distribuição. Este sistema é responsável pela força do motor, garantindo a estabilidade e aderência dos veículos, principalmente, para os veículos de tração 4×4.
Alguns veículos utilizam kit de correia dentada, neste está presente: correia e esticador de correias.
E outros veículos utilizam o kit de corrente de distribuição completo: com as engrenagens, corrente de comando e guias de corrente
Você encontra essas e outras peças para sua pick-up ou van na TPARTS Autopeças Online.
Quando fazer a troca do kit de distribuição
É importante lembrar que todo veículo vem com o manual do proprietário. Nele está indicado quando deve ser trocado o kit de distribuição conforme as quilometragens rodadas. Normalmente, o prazo médio é a partir dos 120.000 km. Verifique o seu manual.
De acordo com isso, esteja atento! Caso você não faça essa manutenção corretiva ou preventiva do kit de distribuição do seu 4×4, você corre o risco da quebra do sistema de distribuição e consequentemente, a paralisação total do motor. Portanto, mantenha a check-up do seu veículo sempre em dia!
Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com os nossos especialistas, que teremos o maior prazer em responder!
Acompanhe a gente também nas redes sociais e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a mecânica do seu 4×4.
Especialista em peças para 4×4
Alex Carnelós, mais conhecido como Magrão, começou sua carreia no ramo de Autopeças no ano de 1993 na empresa Pemaza. Em 2003 iniciou sua jornada no ramo de peças importadas através de uma autopeças multimarcas.
Teve também experiência na concessionária Toyota. Está na TParts Autopeças desde 2005 e procura se especializar cada vez mais em pick-ups e 4×4. Alex é gerente da filial TPARTS em Itajaí. Tecnólogo em Comércio Exterior, sempre acompanha as novidades, lançamentos e inovações do ramo de Autopeças para 4×4 .