Um dos sistemas mais importantes nos veículos é o sistema de freio. E você sabe qual é a peça considerada o coração desse sistema? Leia está matéria e saiba mais sobre o cilindro de freio, o que é e como prevenir danos, garantindo a segurança do seu carro.
O que é o cilindro de freio?
A cilindro de freio ou bomba de freio como também é conhecida, é uma câmara com pistões no seu interno. Assim, quando é acionado, pressiona um fluido que é distribuído por todo o sistema hidráulico do veículo até chegar às lonas e às pastilhas de freio nas rodas.
Existem dois tipos de cilindros: o simples que possui apenas uma câmara ou estágio. E o duplo que possui duas câmaras ou estágios. Contudo, já o cilindro duplo é considerado mais seguro, visto que se um falhar, o outro é imediatamente acionado garantindo a eficiência na frenagem.
O que é o cilindro de roda?
O cilindro de roda é responsável por acionar os freios do veículo. Portanto, quando o motorista executa a frenagem, ocorre uma pressão hidráulica do cilindro mestre e das sapatas de freio. Dessa forma, essa pressão é feita toda contra o tambor de freio provocando um atrito entre as peças fazendo com que o veículo pare.
Os sinais que indicam problemas no sistema de freios
No caso do cilindro de freio, um dos sinais mais comuns de dano é quando você pisa no pedal do freio, mas não acontece a frenagem esperada. Da mesma forma, quando o pedal desce sozinho até o assoalha com o veículo parado e até mesmo quando o pedal de freio está muito duro. Fique sempre atento, e antecipe-se para resolver possíveis danos e reduzir os riscos de segurança do seu carro.
Se há baixa pressão durante a parada do veículo, ou seja, quando o sistema de freio é acionado, mas demora para responder e é preciso forçar mais o freio, este é um sinal de que o cilindro de rodas precisa ser trocado.
E em caso de troca, não esquecer de verificar dos dois lados, pois normalmente, se uma das peças apresenta falhas, a outra automaticamente terá um mau desempenho também.
Como prevenir danos
Portanto, para prevenir estes e outros problemas no sistema de freio do seu veículo é essencial fazer a revisão regularmente das peças mais importantes desse sistema, e são elas:
- Pastilhas
- Pinças de freio
- Lonas traseiras
- Fluido de freio no reservatório
Não se esqueça de realizar a troca completa do fluido de freio a cada ano ou 10.000 km rodados. Em caso de dano, faça a troca da peça.
Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com o nosso time de especialistas, que teremos o maior prazer em responder.
Lembre-se se precisar fazer a manutenção corretiva ou preventiva, conte com a TPARTS Autopeças, temos as melhores peças para pick-ups e vans.
Acompanhe a gente também nas redes sociais, e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a mecânica do seu 4×4.
Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.