Você sabe qual é o sistema responsável pelo movimento e força do seu veículo? Conheça nessa matéria tudo o que você precisa saber sobre o sistema de transmissão e os seus componentes.
O sistema de transmissão
O sistema de transmissão é o responsável por garantir a energia produzida pelo motor as rodas. E também, por controlar o torque, isto é, o nível de força selecionadas a partir da mudança de marchas.
Existem quatro tipos de transmissão:
- Manual: quando a troca de marcha é feita manualmente pelo motorista através do câmbio e do pedal de embreagem;
- Automática: no caso de veículos com o câmbio automático para troca de marchas;
- Automatizada: a mudança de marcha é sequencial, e ocorre através do sistema eletrônico de gerenciamento sem o uso do pedal de embreagem;
- Continuamente variável: neste caso não há uso de engrenagens. E sim, um sistema de polias com diâmetro variável, o que permite a troca de marcha mais suave. Este sistema também é conhecido como CVT.
Os componentes do sistema de transmissão
Como reparamos acima, sem o sistema de transmissão os veículos não poderiam se movimentar, visto que é por ele que o motor envia o comando de rotação e potência para as rodas. Conheça abaixo, os componentes desse sistema e entenda qual a função de cada um deles:
Engrenagens de marcha
As engrenagens são um dos componentes essenciais desse sistema. Conhecidas também como roda dentada, elas são peças que possuem dentes que encaixados transmitem a força e a rotação de um eixo para o outro. Só para exemplificar, conforme a engrenagem gira, os dentes vão se encaixando entre os dentes da outra engrenagem ou da corrente de transmissão. Dessa forma, garantem o movimento e consequentemente a potência do veículo.
Caixa de câmbio
A caixa de câmbio ou em veículos com transmissão manual – a alavanca de câmbio, é onde estão as engrenagens e polias responsáveis pela mudança de marcha.
Diferencial
O diferencial é o conjunto de engrenagens que dividem a potência do motor entre as rodas. É ele também que permite que as rodas girem em velocidades diferentes nas curvas.
Eixo cardan
O eixo cardan é a peça responsável por conectar a caixa de câmbio e o diferencial em veículos com tração nas quatro rodas.
Semieixo
O semieixo é a barra metálica localizada depois do diferencial, que em conjunto com as juntas jomocinética garantem a força em veículos com sistema de tração 4×4. É a última etapa do sistema de transmissão.
Sinais que indicam problemas no sistema de transmissão
Em primeiro lugar, um dos sinais mais comuns que indicam problemas no sistema de transmissão, é quando ao manusear a troca de marcha você percebe que ela está arranhando. Normalmente, quando isso acontece, significa que as engrenagens não estão se conectando. Portanto, é necessário a manutenção para evitar maiores danos a peça, como a quebra dos dentes a qual também pode provocar outras avarias em outras peças.
Semelhantemente, outro sinal muito comum é quando o veículo enfrenta dificuldade em ladeiras muito íngremes. Se há desencaixe ou algum outro dano nas engrenagens por exemplo, elas não conseguem transmitir a força necessária gerada no motor para as rodas e garantir a potência para que o veículo suba com maior facilidade.
Da mesma forma, quando as marchas ficam escapando no câmbio ou você tem dificuldade de encaixá-las, também é um indicativo de que o sistema pode estar comprometido. Assim como também, se reparar que o pedal de embreagem está muito duro ou muito baixo.
Como prevenir danos
A manutenção preventiva é sempre uma das melhores garantias de evitar gastos desnecessários e quebras de várias peças ao mesmo tempo. Portanto, fazer a manutenção periodicamente é sempre a primeira indicação de cuidado com o seu veículo.
Abaixo listamos alguns cuidados que podem contribuir com a durabilidade das peças:
- Evite descansar o pé no pedal de embreagem;
- Quando estiver parado mantenha o veículo no ponto morto;
- Se estiver parado em ladeiras, evite segurar o veículo engatado – use o freio de mão;
- Poupe o seu veículo de arrancadas ou freadas muito bruscas;
- Se for enfrentar atoleiros e alagamentos, mantenha a mesma marcha durante a travessia.
- Mantenha a lubrificação das peças sempre em dia.
Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com o nosso time de especialistas, que teremos o maior prazer em responder.
Lembre-se se precisar fazer a manutenção corretiva ou preventiva. E se precisar fazer a troca das peças, conte com a TPARTS Autopeças, temos as melhores peças para pick-ups e vans.
Acompanhe a gente também nas redes sociais e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a mecânica do seu 4×4.
Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.