O seu carro está com a marcha lenta constante? Ou velocímetro do painel do seu veículo parou de funcionar? Provavelmente, o sensor de velocidade do seu veículo pode estar com problemas. Leia esta matéria e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse importante sistema.
O que é o sensor de velocidade?
Antes de mais nada, vamos entender o que é o sensor de velocidade. Que nada mais é que o mecanismo responsável por identificar a velocidade exata do veículo em movimento, através do velocímetro, que está localizado no painel do veículo.
E como ele funciona?
O sensor de velocidade pode ser encontrado nas seguintes configurações: magnético ou de relutância variável e de efeito hall. Assim sendo, ele emite um sinal em forma de onda, transmitindo uma frequência proporcional à velocidade do veículo. Portanto, se o veículo se movimenta a uma velocidade relativamente baixa, o sensor produz um sinal de baixa frequência. Ou seja, a medida que a velocidade aumenta, o sensor gera um sinal de frequência maior.
Além disso, esse sistema também é responsável pelo acionamento do sistema de corte de combustível, popularmente conhecido por cut off. O cut off está presente em sistemas com injeção eletrônica e carburadores modernos. E ele tem como principal objetivo a economia de combustível, assim como também, com a diminuição de poluentes.
O que pode causar o mau funcionamento no sensor de velocidade?
Listamos a seguir algumas das causas mais comuns que podem levar ao mau funcionamento do sensor de velocidade. E são elas:
- Fios soltos – eventualmente, podem ser defeito de fabricação do veículo, bem como também, devido à movimentação a longo prazo por ruas e avenidas esburacadas.
- Sensor de oxigênio – isto é, quando o sensor de oxigênio está com defeito, ele acaba transmitindo uma informação incorreta. Dessa forma, ele altera o fornecimento de combustível o que pode gerar o mau funcionamento do motor. E consequentemente, fará com que o velocímetro pare de transmitir resposta. Você pode identificar esse problema através da luz do painel da injeção acessa.
- Defeito no sistema EGR – que nada mais é que uma válvula no motor que se abre para permitir a passagem de escape. Por exemplo, se a EGR está ruim ou danificada, pode permanecer aberto quando era para estar fechado. Dessa forma, fará com que o velocímetro entre em pane, e também fará com que o motor funcione incorretamente.
- Fusível queimado – é o fusível que controla o velocímetro. Se ele estiver solto ou queimado, o velocímetro pode se comportar de forma irregular, ou parar de funcionar completamente. Um fusível queimado pode ser identificado por uma mancha preta no plástico.
Conheça também sobre outro importante sistema: o sensor de temperatura.
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