Os homens ainda são maioria no mercado automotivo, bem como também nas expedições e ralis. Contudo, esse cenário vem mudando pouco a pouco, através da envolvimento crescente das mulheres, que não se intimidam em encarar atoleiros na hora de comandar o seu 4×4 em eventos como o Rally dos Sertões ou comandar equipes dentro do setor.
Neste mês, em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, queremos reforçar o quão importante é a equidade nos diferentes setores e esportes automotivos. Continue lendo e saiba mais sobre mais essa conquista das mulheres no off road.
A inspiração – Jutta Kleinschmidt
Vamos começar falando de uma mulher que é uma fonte de inspiração. Jutta Kleinschmid, pilota alemã que deu início na sua carreira com motos, porém, acabou sendo convencida por sua paixão por carros.
Ela foi a primeira mulher a vencer uma etapa do rali, em 1997. E fez história sendo a primeira mulher no Rally Paris-Dakar, um dos maiores ralis do mundo, ficando em terceiro lugar no pódio, em 1999. E não ficou só por aí, em 2001, Jutta se tornou a primeira e única mulher a vencer o Rally Paris-Dakar na categoria carros, correndo 10.0000 km em seu Mitsubishi Pajero, pela equipe Volkswagen.
Consegui vencer o Dakar, mostrei que é possível, e espero não ser a única.
– Jutta Kleinschmid,
A rainha do deserto, como também é conhecida, é sempre lembrada e comentada entre as mulheres que participam de grandes eventos off road. Aqui no Brasil, no Rally dos Sertões em 2020 – um dos maiores eventos off road sediado no país, Jutta esteve presente como madrinha das 38 mulheres inscritas na competição – 14 no Cross Country; três no regularidade e 21 na Light.
Segundo os organizadores, “elas competem em condição de igualdade com os homens, sem categoria específica; enfrentam todos os ‘perrengues’ sem deixar de lado o charme e a vaidade”. O que só reforça a força e capacidade das mulheres de ganhar cada vez mais espaço em ambientes como este.
MUSA – Mulheres Unidas Sertões Adentro
E por falar em inspiração, vamos falar de algumas mulheres que competem no Rally dos Sertões e que levam com muito orgulho a bandeira MUSA, que significa Mulheres Unidas Sertões Adentro, que foi criado justamente para incentivar outras mulheres a competir também no rali.
No off road existem muitos desafios a serem vencidos. E aqui, não estamos falando apenas da lama, alagamentos e terrenos que parecem, a princípio, impossíveis de atravessar. Para as mulheres, tanto quanto a força de vontade e pouca frescura para se sujar, é preciso também superar as diferenças de tamanho e força física para resistir nas situações extremas e inevitáveis no off road. E claro, o entendimento de que mesmo os homens sendo a maioria, competições e expedições off road não são eventos exclusivos para eles.
“Não é fácil, a gente se desdobra em busca de apoio, mas também não é impossível, nós somos capazes. Eu mesma sou pequenininha, quase não peso, e consigo encarar o rali sem problemas. E competindo de igual para igual com os homens”, afirmou Helena Deyama, piloto UTV.
Para Sandra Dias, piloto Regularidade, participar é uma questão de “necessidade maior de superação, de mim para mim mesma e da descoberta do meu poder de resiliência também. As mulheres têm isso já, e não precisam provar para ninguém porque são guerreiras natas e o rali é uma forma de exercermos tudo isso em um esporte apaixonante que é vai além de um estilo de vida, e isso faz eu voltar todos os anos para o Sertões”
Bora fazer história?
Nada pode parar uma mulher decidida, aventureira e consciente do que é capaz! Portanto, torcemos que mais mulheres façam história em grandes eventos off road, sobretudo, que se divirtam e se fortaleçam cada vez mais em seus 4×4.
E você, ficou interessada a desbravar o off road? Conheça os 10 destinos para uma aventura 4×4 no Brasil. Bem como também, as 5 trilhas para se aventurar na América do Sul.
Gostou dessa matéria? Comente aqui nos comentários e acompanhe a gente também nas redes sociais e fique por dentro das novidades do setor e do mundo off road!
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.