Os impactos gerados com a pandemia em vários setores, causou mudanças relevantes também no setor automotivo. Isso porque, com o fechamento temporários de fábricas de peças para manter o afastamento social, consequentemente, gerou falta de produtos no mercado o que também elevou o preço dos carros. Continue lendo essa matéria e conheça os 5 impactos no setor automotivo pós pandemia.
Especialistas apontam, segundo a Motor, que a mudança de comportamento e mentalidade dos consumidores é um dos grandes responsáveis pela adaptação e melhorias do setor automotivo, justamente para atender as suas necessidades.
1. Os veículos estão mais tecnológicos
Para começar, a pandemia acelerou ainda mais o avanço da tecnologia por toda parte. E é claro que os motoristas procuram cada vez mais por veículos que se conectem com o máximo de ferramentas tecnológicas e aplicativos. Dessa forma, é natural que os veículos sejam desenvolvidos com esses recursos, e ocorra a redução de venda de veículos mais básicos.
2. Falta de insumos pós pandemia
Outro fator determinante para as montadoras, é a falta de insumos desde 2021 e que ainda é um problema atual. Por este motivo, alguns modelos estão sofrendo não só com o aumento do tempo de espera para produção, como também com o aumento nos preços. E a previsão de normalização é somente para 2023.
3. Os veículos estão mais caros
O aumento dos preços se dá por dois motivos relevantes: um é a falta de insumos que citamos acima. Por outro lado, temos a saída de algumas montadoras do país e consequentemente, o fechamento das suas fábricas. Ou seja, os veículos também estão mais tecnológicos e isso também, aumenta o seu valor de custo final no bolso do consumidor.
4. Carros elétricos vieram para ficar
É inegável que os valores dos carros elétricos não os tornam acessíveis para grande maioria ainda. Contudo, esses modelos já são uma realidade cada vez mais comum no mundo, e tem tido um crescimento relevante também no Brasil.
Em 2021, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontou que o mercado triplicou o seu crescimento. Tendo como destaque a tecnologia híbrida, já que é mais viável para o setor automotivo brasileiro. Isso quer dizer, que já existe grandes expectativas para a chegada e o crescimento de pick-ups elétricas no país.
5. PROCONVE L7
O PROCONVE L7, é o novo Programa de Controle de Poluição de Veículos Automotores, entrou em vigor em janeiro deste ano. E já tem causado grandes mudanças no mercado automotivo, visto que as montadoras precisam se adaptar para a produção de vários modelos.
Quer ficar sempre por dentro das novidades do setor automobilístico 4×4?
Leia outras matérias como está clicando AQUI. Acompanhe a gente também nas redes sociais.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.