Um dos setores que mais sofre ajustes e melhorias é o setor automobilístico. Assim sendo, atualmente, ele é responsável por 10% do desenvolvimento econômico no Brasil, e é também um dos setores que mais cresce. Visto que, está em diversas frentes, desde a importação de veículos e peças, a produção nacional, a grandes eventos do setor que movimentam também o setor turístico. Continue lendo essa matéria e conheça mais sobre a história da indústria automobilística no Brasil.
Quando tudo começou…
A indústria automobilística no Brasil teve início nos anos 20, quando ter carros nacionais ainda era apenas um grande sonho. Nas ruas, o que se encontrava eram os veículos importados pela Ford Motors Company, desde 1919. Bem como também, os veículos da General Motors Company, que deu início às atividades em 1925.
Durante a Segunda Guerra Mundial, algo no mercado começou a mudar. De acordo com o aumento do desgaste dos veículos que estavam à frente nas batalhas, cresceu a procura e a necessidade de trazer peças de reposição para a manutenção dos mesmos. Foi então, que uma grande porta se abriu para aqueles que aspiravam construir automóveis brasileiros.
Em contrapartida, a indústria brasileira ainda tinha muito o que fazer para engatar de vez. Em primeiro lugar, porque a lei da divisão internacional do trabalho, os tratados e acordos precisavam de ajustes. Segundo, porque ainda que o país conquistasse os tratados e acordos, os países subdesenvolvidos estariam sempre à frente quanto à qualidade de matéria-prima dos seus produtos industrializados. Isto é, a estrada era longa e ainda incerta para nós.
As primeiras autopeças no Brasil
Foi só em 1952, quando o atual presidente Getúlio Vargas instalou a subcomissão de jipes, tratores, caminhões e automóveis, que a história da indústria brasileira começou a melhorar. Também conhecida como a Comissão de Desenvolvimento Industrial – CDI, a começar pelo CEXIM, em 19 de agosto do mesmo ano, ato que liberou a importação de autopeças. Ainda assim, limitando o licenciamento a itens não fabricados no Brasil. Um pouco depois, em 30 de outubro, o presidente também instaurou a produção nacional de autopeças.
E não parou por aí, foi na presidência de Juscelino Kubitschek, que a data que é considerada o 1º marco histórico da indústria automobilística no Brasil aconteceu. Isto porque, durante o primeiro ano do seu mandato, em 16 de maio de 1956, que o GEIA – Grupo Executivo da Indústria Automobilística foi implementado. Por fim, o GEIA abriu caminho para planos e iniciativas para o setor nacional.
As primeiras fábricas de automóveis brasileiras
Há relatos de que já em 1956, alguns automóveis tenham sido fabricados por aqui. Contudo, foi a partir de 1957 que a produção foi oficialmente registrada, inclusive dos carros fabricados no ano anterior. Durante esse período, o GEIA aprovou dezessete projetos dos vinte que recebeu. Destes, apenas doze foram de fatos realizados. Veja abaixo quais foram eles:
- Fábrica Nacional de Motores (caminhões, ônibus e tratores)
- Ford Motor do Brasil S/A (caminhões, automóveis, utilitários e tratores)
- General Motors dos Brasil S/A (caminhões e automóveis)
- Internacional Harvester S/A (caminhões)
- Karmann Ghia do Brasil (carrocerias de automóveis)
- Mercedes Benz do Brasil S/A (caminhões e ônibus)
- Simca do Brasil (automóveis e picapes)
- Scania Vabis do Brasil (caminhões e ônibus)
- Toyota do Brasil S/A (utilitários)
- Vemag S/A (automóveis e picapes)
- Volkswagen do Brasil S/A (picapes, furgões e automóveis)
- Willy Overland do Brasil (utilitários, picapes e automóveis)
O início da TPARTS Autopeças …
A TPARTS Autopeças, nasceu com a missão de contribuir com o mercado de reposição de peças para picapes e vans. Em 1994, quando começamos, a manutenção de picapes ainda era desafiador. Uma vez que a importação de peças de qualidade para a troca em veículos que estavam expostos diariamente a desgastes era complicada e demorada.
Dá só uma olhada como tudo começou por aqui…
Gostou dessa matéria?
Acompanhe a gente também nas redes sociais e nosso canal no youtube e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre as pick-ups e vans.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.