O Dia Nacional das Pessoas com Deficiência existe para conscientizar, sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão. Assim como, sobre a luta contra o preconceito e garantir a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.
Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A luta das pessoas com deficiência no Brasil
E de acordo com os dados levantados em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum de tipo de deficiência, isso é, quase 25% da população do país.
O grande desafio no Brasil, é concluir os processos de adaptação das ruas, espaços públicos, como: shoppings, mercados, restaurantes e lojas e transportes. De maneira que estas pessoas tenham acesso sem constrangimento e se sintam, principalmente, parte integrante, vista e participativa na sociedade como um todo. Contudo, pesquisas comprovam a inacessibilidade e o pouco resultado nas adaptações.
Além do mais, ainda há um longo caminho de conscientização nas pessoa. Muitas delas não respeitam limites simples, como os assentos e filas reservadas para pessoas com necessidades especiais. Ou as vagas de estacionamento de uso público, para veículos que transportam deficientes, ou pessoas que têm dificuldade de locomoção.
É importante destacar que, falar sobre conscientização, sobretudo, é falar sobre respeito mútuo entre as diferenças entre todas as pessoas. E este também é um dos focos do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, que reforça a importância desse ajuste no comportamento social.
Tecnologias gerando acessibilidade
As tecnologias já estão contribuindo para o processo de desenvolvimento de inclusão das pessoas com deficiência. Já existe aplicativos que ajudam a classificar, os locais públicos de acordo com sua acessibilidade. Como o Wheel Map, que mostra um mapa com todos os estabelecimentos da cidade adaptados.
No entanto, Mila Correa, cadeirante que escreveu sobre o tema no Lugar de Mulher, afirmou também, que esse tipo de iniciativa, apesar de ser muito boa, tende a separar ainda mais os deficientes. E sugeriu, por que não aplicativos como Google Maps, apresentar as mesmas funções que estes aplicativos exclusivos?
O que fica claro, é que precisamos mudar a nossa mentalidade. E não só no Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Precisamos diariamente procurar soluções para os nossos serviços, espaços e em nosso comportamento, atitudes que gerem inclusão para uma sociedade mais igualitária.
Mercado automobilístico x PCDs
Outra iniciativa que tem causado um ótimo resultado, é a Lei nº 8.989, que garante o direito de compra de modelo zero quilômetro com isenção de imposto (IPI, ICMS e IPVA), a cada dois anos para pessoas com diversos tipos de deficiência, patologias e limitações físicas ou mentais. Tornando o valor do carro até 30% mais barato.
De acordo com pesquisas, o alto crescimento de venda de automóveis para atender esse público, movimentou a expansão de várias montadores, que passaram a criar versões específicas.
Os carro montados para os PCDs são com câmbio automático, não têm itens como rodas de liga leve, central multimídia e faróis de neblina. O objetivo, apontado pelo Jornal do Carro, é fazer a conta fechar dentro do limite de R$ 70 mil – o teto para compra de veículos com isenção, que não mudou desde março de 2012.
Nós acreditamos que iniciativas como estas que proporcionam autonomia, segurança e conforto no deslocamento nas cidades para pessoas com deficiência geram inclusão e igualdade, e consequentemente, um mundo melhor. E que não seja só no dia de hoje, mas que possamos buscar melhorias diariamente como empresa e como cidadãos!
Quer aprender como navegar e fazer compras no site da TPARTS? Confira este vídeo : “Como Buscar e Comprar na TPARTS”!
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.