O que seria do mundo sem os inventores, engenheiros e mecânicos? Já parou para imaginar? Pois é, acredito que quase tudo o que conhecemos sequer existiria. Foi e continua sendo por meio dessas profissões revolucionárias, que novas coisas são criadas e aperfeiçoadas para utilidade pública. Segundo o dicionário da língua portuguesa, um dos significados da palavra mecânico é o que produz movimento, ou seja, o que cria, transforma e melhora o que já existe. Dizem por aí, que não há quase nada que um bom mecânico especializado não possa resolver. Dá só uma olhada a seguir onde começou este universo cheio de graxa, peças e muitas ferramentas.
Quem foi o primeiro mecânico do mundo?
O primeiro mecânico do mundo, foi Henry Maudslay, nasceu na Inglaterra, em 1771. Ele se desenvolveu durante um período de grandes revoluções, como a Revolução Americana de 1776, Revolução Francesa de 1789 e a Revolução Haitiana de 1791.
Henry, foi engenheiro e inventor, profissões que contribuíram com a sua especialização final de mecânico. Assim sendo, foi considerado na época, como um dos pioneiros no desenvolvimento do torno mecânico. O torno mecânico ou a máquina ferramenta, foi uma das suas grandes invenções. Isto porque, através da sua movimentação mecânica por um conjunto de outras ferramentas, utilizando materiais como metal, plástico, madeira, foi possível criar e consertar outras peças.
Conta-se a história que o mentor de Henry foi Joseph Bramah, o homem que inventou a prensa hidraúlica e diversos tipos de fechaduras. Posteriormente, fundou a própria empresa, a Brahma Locks, a qual se tornou referência de alta segurança e ainda existe na cidade de Londres. Mais tarde, Maudslay, também se tornou professor de outros grandes nomes na históia. De James Nasmyth, conhecido como o inventor do martelo a vapor, e de Joseph Whitworth, que foi quem criou o primeiro padrão aceitável para roscas.
Os primeiros passos da Revolução Industrial
Por volta de 1810, Henry fundou também a sua própria empresa, a Maudslay, Sons and Field, em conjunto com o sócio Joshua Field. Nesse meio tempo, grande parte das suas invenções foram peças fundamentais para a Revolução Industrial que transformou o mundo completamente.
Foi Henry quem adaptou o primeiro torno para um torno a vapor. Um dos primeiros movimentos de melhoria das máquinas que passavam a depender de menos mão de obra. Consequentemente, dando o primeiro passo para que grandes fábricas não precisassem mais de tantos trabalhadores para desempenhar a mesma função.
Gostou dessa matéria?
Acompanhe a gente também nas redes sociais e nosso canal no youtube e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre o setor automotivo.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.