Você sabia que em períodos de chuva ou em terrenos com bastante lama e água afetam algumas peças importantes do seu carro? Mesmo para um carro 4×4 é essencial ficar atento, pois quando os carros atravessam terrenos lamacentos, naturalmente as rodas farão mais esforço, o que afetará diretamente a corão e o pinhão. Leia a matéria e entenda o que acontece com o seu carro em terrenos lamacentos.
O que é e para que serve a coroa e pinhão?
A coroa e o pinhão é um conjunto mecânico essencial para veículos de tração, que operam em condições severas. Porque eles tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque (movimento de rotação) do motor para as rodas, devido as inúmeras combinações entre os dentes da coroa com os dentes do pinhão.
O que pode causar problemas na coroa e no pinhão?
Alguns problemas podem ser provocados no conjunto do eixo por desgaste natural, bem como por fatores externos, e também por:
- Aplicação incorreta;
- Má operação do motorista;
- Falta de manutenção e troca de óleo;
- Modificação do veículo ou do trem de força;
- Incorreções do PTB – Peso Total Bruto e no PBTC – Peso Total Bruto Combinado.
- Uso em situações extremas
Desgaste e danos da coroa e pinhão em terrenos com lama
Você sabia que os períodos de chuvas podem afetar e sobrecarregar o motor do seu 4X4? Dessa forma, os problemas podem ser causados por esforço que se dá ao atravessar terrenos com muita lama e atoleiros, causando fadiga do eixo, fadiga por choque, dentes quebrados e quebra no anel do ajuste do lado do flange.
Dessa maneira, para evitar esses danos, o ajuste de profundidade, deve ser feito por base no posicionamento dos dentes do pinhão em relação aos dentes da coroa, onde o mesmo deve manter o contato centralizado entre os dentes, para permitir uma distribuição igualitária de carga.
Como prevenir maiores danos e estar preparado para enfrentar atoleiros
Um dos fatores mais importantes para prevenir maiores danos e garantir sempre o bom funcionamento da coroa e do pinhão é a manutenção preventiva, com a finalidade de fazer a limpeza e a lubrificação das peças que ajudam a diminuir o atrito e o aquecimento. Isto também aumentará a vida útil das peças.
Outro procedimento a ser feito, são os ajustes de profundidade e ajustes de pré carga dos rolamentos. Em resumo, vale sempre investir na manutenção preventiva do seu carro com o seu mecânico de confiança. Esteja sempre preparado para lidar com situações adversas com o seu 4X4!
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Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.