Você sabia que o primeiro veículo híbrido foi apresentado ao mundo no século 19? Nikolas August Otto, um dos idealizadores do carro, afirmou que “a brilhante invenção do motor elétrico um dia complementará o motor a gasolina”. Ele estava certo…
Reafirmando isso, a Toyota, uma das marcas que mais investe em tecnologia e inovação, está apostando fortemente nos veículos híbridos, contribuindo assim para mitigar o impacto ambiental.
Um veículo híbrido é qualquer tipo de veículo com duas fontes de energia, por exemplo, no caso de um automóvel, um híbrido é aquele que combina um motor a combustão e um motor elétrico que pode ser alimentado por uma bateria híbrida. Muitos têm motores a gasolina com um sistema de energia regenerativa, o que os torna os automóveis mais eficientes do mundo.
O Prius não foi o primeiro híbrido da Toyota
Em contrapartida ao que muita gente pensa, o Prius não foi o primeiro híbrido da Toyota. Isso porque em 1976, no Japão, a Toyota exibiu um protótipo de carro esportivo híbrido movido por uma turbina a gás (GT) e um motor elétrico. Não por acaso, seu nome é Toyota GT Hybrid Concept, baseado no Toyota Sports 800 de 1969.
A chegada do Toyota Prius
Em 1997 a Toyota lançou seu primeiro veículo híbrido produzido em massa, o Toyota Prius, que reduz as emissões de hidrocarbonetos graças a sua eficiência e capacidade.
Em seu primeiro ano no mercado, teve venda de 18 mil unidades. Por ser um carro híbrido de excelente desempenho, baixo consumo, amigo do meio ambiente e de preço acessível, já somou mais de três milhões e meio de vendas.
Os veículos híbridos mais vendidos do mundo!
Desde que iniciou a venda de híbridos, a Toyota comercializou mais de 10 milhões unidades em todo o mundo. Entre eles estão o Prius, Corolla, Lexus, e o mais novo integrante da família de híbridos da Toyota: o RAV4, que chegou no mercado brasileiro por um preço mais acessível, com intuito de despertar o interesse dos consumidores.
A Toyota já deixou claro que possui como meta para 2025 ter todos os seus modelos na versão híbrida. A tecnologia híbrida Toyota promete a emissão de apenas 75g de CO2 por km, ao mesmo tempo sendo possível acelerar 0 aos 50km/h sem qualquer emissão. Esse novo posicionamento, conscientização e investimento, faz parte do Toyota Environmental Challenge 2050, ou Desafio Ambiental Toyota 2050.
Desafio Ambiental Toyota 2050
Para mitigar o impacto ambiental, a Toyota definiu seis grandes desafios. Dessa forma, visando reduzir o impacto no aquecimento global, utilizar recursos naturais de maneira mais sustentável e otimizar recursos hídricos. Em síntese, a Toyota está comprometida na implementação dessas iniciativas até o ano de 2050, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Assim como a Toyota, nós da TPARTS acreditamos que esse futuro sustentável está bastante próximo e queremos contribuir para isso da melhor maneira possível!
Ficou interessado em ver mais matérias como essa? Continue nos acompanhando por aqui e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades dentro do setor automotivo.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.