Dezembro chegando e a gente só pensa em férias. E entre muitas maneiras de viajar, uma das mais econômicas e confortáveis é, Partiu Férias de Carro! Contudo, se estas férias não forem bem planejadas ou se você não estiver com tudo em dia no seu carro, você pode ter sérios problemas durante o caminho. E isso pode gerar além de gastos não planejados, atrasos e até pode te trazer mais cedo pra casa, tornando a sua tão sonhada férias em um terrível pesadelo.
Um dos fatores que ajudam escolher entre viajar de carro ou de avião por exemplo, é justamente o custo. Nesse comparativo, viajar de carro, dependendo de onde você deseja ir tende a ser muito mais barato. Já em comparação a viajar de carro versus viajar de ônibus, com certeza o fator de decisão está no conforto.
Não só por isso, mas porque viajar no próprio carro proporciona mais autonomia durante a viagem, como muito outras regalias. E claro, que há o motivo fazer uma aventura que impulsionam aqueles que estão sempre atrás de experimentar desafios e coisas novas. Neste caso, viajar de carro torna-se a empreitada ideal, assim sendo, permite conhecer novas estradas, cidades, sabores e pessoas. Leia esta matéria e anote tudo o que você não pode esquecer na hora de planejar a sua viagem de carro.
Comece definindo o seu itinerário
O primeiro item da lista após decidir para onde você vai, é definir o itinerário que você vai fazer, ou seja, qual o percurso e quais as cidades que você vai passar. Hoje em dia com ajuda de diversos aplicativos para motoristas, viajar de carro está cada vez mais fácil. Basta digitar o destino que os aplicativos de GPS indicam o caminho ideal.
No entanto, mesmo com a orientação dessas tecnologias, é importante você saber também quais estradas são estas e o que tem nessas cidades. Visto que, caso tenha imprevistos, você saberá onde encontrar a ajuda mais próxima. Também, é importante pré-definir onde você pretende fazer as paradas para reabastecer o seu carro, pensando em fazer economias. Bem como, quais pontos de paradas você vai descansar – o que é imprescindível para viagens muito longas.
Inegavelmente, uma das grandes vantagens de viajar de carro, é justamente aproveitar mais e melhor o percurso, as paisagens, e experimentar os lugares novos pelo caminho. Após definir os detalhes do itinerário, você consegue avaliar se o seu carro é ou não o carro ideal para encarar essa façanha.
Qual o carro ideal para viajar nas férias?
Com ou sem tração 4×4? Essa é a dúvida de muitas pessoas na hora de escolher o carro para viajar nas férias. Poucas pessoas se desafiam a viajar de carro, porque acreditam que o carro não está preparado para encarar algumas estradas. E sim, boa parte do percurso entre as cidades e os países vizinhos, são vias pavimentadas. Porém, nem todas estão sempre em boas condições, e com certeza, você também vai acabar dirigindo por trechos de terra de chão, lamas e atoleiros.
No geral, o que você deve levar em conta ao escolher um carro para viajar ou avaliar o seu próprio carro é o tipo de desempenho, o câmbio, o consumo, o espaço e a tração. Dessa maneira, sabemos que um carro 4×4 além de ser um carro preparado para diversos tipos de estradas e desafios, ele também é muito confortável para circular em ruas comuns e estradas pavimentadas. Porque além de ter uma melhor aceleração e tração, ele também garante maior segurança em dias de muita chuva, por exemplo.
O que poucas pessoas sabem, é que o que de fato vai determinar se o 4×4 é para offroad, não é apenas a tração, mas o conjunto de outras características, como: tipos de pneus; altura do carro em relação ao solo; ângulos de entrada e saída; bloqueio de diferencial; chassi resistente a torções; guincho; snorkel e etc.
Esteja preparado para qualquer tipo de estrada
Pelo Brasil e América do Sul, por exemplo, 70% das estradas são pavimentadas. Em outras palavras, se você for fazer uma viagem longa, na maior parte do tempo, o ideal é que o seu carro tenha uma boa performance em estradas pavimentadas e de terra. Outros fatores externos como chuvas, neve, lama e etc, também vão determinar as condições para atravessar determinados trechos ou não.
Portanto, pensando de maneira prática, um carro 4×4 é sempre uma ótima escolha para viajar tanto em vias pavimentadas, como em vias de terra. Isso não quer dizer que se o seu carro não tiver tração 4×4 isso seja um impeditivo para você cair na estrada. Assim sendo, o que você precisa é justamente conhecer bem as limitações do seu carro e descobrir como são as estradas que vai percorrer, e se tem como passar por elas com essas limitações, para garantir uma viagem mais tranquila e com menos perrengues.
Experimente novos destinos pelo MERCOSUL!
Claro que no Brasil há destinos espetaculares para uma aventura 4×4, mas poucos brasileiros viajam para os países vizinhos de carro. O que poucas pessoas sabem, é que além de ser uma maneira mais econômica para viajar e conhecer outras culturas, nós brasileiros não precisamos de passaporte para atravessar as fronteiras. Isso porque o Brasil está na lista de acordo dos dez países do MERCOSUL, como também a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela. Isso significa que para entrar nestes países basta o documento de identidade (RG).
Veja abaixo alguns dos destinos queridinhos que todo mundo que já fez uma roadtrip pela América do Sul, com certeza, já viajou de carro até lá:
- Torres del Paine – Chile
- Salar do Uyuni – Bolivia
- Ruta 40 – Argentina
- Deserto do Atacama – Chile
- Reserva de Fauna Andina Eduardo Avaroa – Bolivia
- Carreteira Austral – Chile
E então, já escolheu o seu próximo destino?
Siga a gente também nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre viagens, offroad e tudo o que você precisa saber sobre o seu 4×4.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.