O crescimento dos carros elétricos vem aumentando desde 2019. Segundo analistas há previsão de recorde de vendas dos carros elétricos em 2022. O que significa 100 mil veículos circulando pelas cidades até o começo do segundo semestre. Entende-se que para o consumidor final, veículos elétricos ainda são um item de luxo exclusivo. Sem falar que ainda falta uma série de melhorias na infraestrutura das cidades para viabilizar o uso e a circulação destes veículos. Ambas as questões, ainda são um desafio no Brasil.
O aumento das vendas dos veículos elétricos é espantoso
Para Eduardo Souza, diretor de infraestrutura da ABVE, “os números absolutos ainda são pequenos, mas a curva de crescimento nos últimos anos é exponencial”, e ele afirma que “os eletrificados bateram um recorde e chegaram a um marketshare de 1,8% de total do mercado doméstico brasileiro. No mesmo período, no mundo, os veículos elétricos atingiram nada menos do que 9% das vendas globais”.
Contudo, um dos grandes desafios enfrentados no setor brasileiro é o custo final do veículo para o consumidor. A começar pelo fato de que eles ainda não são produzidos no país, logo, são todos importados e isso encarece ainda mais para o comprador. Para se ter uma ideia, o veículo elétrico mais barato vendido no Brasil está em torno de 160 mil, sendo o modelo mais caro o da Porsche, acima de 1 milhão de reais. Esses valores acabam indo na contra mão da ideia de aumentar a frota e consequentemente, reduzir o consumo de combustível para contribuir com o meio ambiente. Olhando pelo ponto de vista de popularizar essa ideia, ainda temos um longo caminho pela frente.
Planos de incentivo para o aumento de compra de carros elétricos
Inegavelmente, uma das essências do uso de veículos elétricos é a contribuição na diminuição de poluentes no meio ambiente. De acordo com isso, os governos de países como a França, Alemanha, China e Estados Unidos têm contribuído de forma direta no crescimento desse nicho. Eles desenvolveram e têm aplicado o que é chamado Plano Nacional focado em eletromobilidade.
Como por exemplo a Green Deal da União Europeia – Pacto Ecológico Europeu, que é um “conjunto de propostas legislativas com o objetivo de tornar as políticas da UE em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade”. O objetivo é tornar essas ações “aptas para alcançar a redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990”.
Marca Green Deal da União EuropeiaAlém disso, estes governos também oferecem benefícios no Imposto de Renda aos compradores, o que incentivou ainda mais a compra desses automóveis. Segundo a revista JOTA, na Alemanha, “o desconto chegou a € 4 mil. Na França, entre € 6 mil e € 8,5 mil. No Reino Unido, £ 3,5 mil. Na China, em torno de US$ 3 mil”. Medidas como estas no Brasil, ainda soam como inviáveis.
Entretanto, outras medidas já vem sendo tomadas para impulsionar as vendas dessa tecnologia. Como por exemplo, na cidade de São Paulo os veículos elétricos não tem rodízio. Em pelo menos sete estados os veículos elétricos ou híbridos podem abater ou isentar o IPVA. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou em 2015. O Imposto de Importação dos veículos 100% elétricos e reduziu de 35% para entre zero e 7% as alíquotas dos veículos elétricos híbridos. Assim como também, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou o mercado de recarga elétrica de veículos no Brasil, em 2018.
Os desafios de mobilidade dos carros elétricos nas cidades
Os desafios para o mercado ainda é grande no Brasil. Visto que a maior parte das cidades e rodovias não estão preparadas com infraestrutura adequada para receber uma frota maior de carros elétricos. E o custo de instalação de um ponto de recarga, por exemplo, é a partir de R$ 2,9 mil. Por enquanto já temos em todo o território nacional cerca de 1200 pontos de recarga. Segundo Junior Miranda, CEO da GreenV, startup focada na instalação de totens de recarga, “para que o modelo cresça ainda mais, é necessário que haja uma certa estruturação nas cidades para atenderem a demanda de carregamento, ou seja, significa a presença de pontos de recarga em alta escala”.
Também existe uma preocupação sobre o ponto de vista de aumento destes carros nas ruas. Mesmo sendo automóveis que não contribuem com o aumento de poluentes no ambiente. Em outras palavras, o aumento da venda de veículos particulares, também significa o aumento da frota circulando diariamente nas vias urbanas, sobrecarregando ainda mais o tráfego.
Sobre essa perspectivas, a sugestão é aumentar a frota de transporte coletivo elétrico. Como por exemplo, na cidade de Shenzhen, na China, que foi a primeira a desenvolver uma frota de ônibus totalmente elétrica. O curioso, é que apesar do país possuir uma matriz de energia em sua maioria baseada no carvão, a mudança iniciada em 2009, reduziu em 48% as emissões anuais de CO². A expectativa para o Brasil é de que a redução de CO² poderá ser muito maior, visto que a maior parte da energia elétrica do país é gerada por fontes renováveis.
Conheça as pick-ups elétricas mais vendidas
Não apenas o crescimento de vendas de carros convencionais elétricos cresceu, como também a demanda de pick-ups tem aumentado. Conheça abaixo algumas das pick-ups elétricas mais vendidas no mundo:
- Ford Rivian, com bateria entre 260 – 400+ milhas de alcance. Com 8 modos. Um R1T (altura ajustável, a suspensão, a resposta do pedal e a tração nas 4 rodas).
- GMC Hummer, com configuração CRABWALL, isto é, rodas traseiras que podem girar em qualquer direção até 10 graus. E bateria de alcance de mais 350 milhas.
- Chevrolet Silverado, com capacidade de reboque de 4,5 toneladas. E até 590 kg de carga útil no caso da versão RST, com bateria com alcance de 643 km.
- RAM 1500, com capacidade de reboque de 150 kW (corrente contínua) e bateria com alcance de até 800 km e com previsão de lançamento em 2024.
- Cadilac Truck, produzido pela Ultium EV da General Motors, com bateria com alcance de 100 km/h e 340 cavalos de potência e 325 libras-pés de torque.
São ou não são pick-ups apaixonantes? Conte pra gente nos comentários o que achou delas. Conheça também o lançamento das quatro pick-ups convencionais previstas para 2022.
Quer ficar sempre por dentro das novidades do setor automobilístico 4×4? Acompanhe a gente também nas redes sociais.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.