E vamos começar mais uma seleção de lugares surpreendentes para descobrir. Nessa matéria, você vai descobrir alguns dos mais exuberantes destinos para expedição off road no centro oeste brasileiro. Já aproveita e compartilha essa matéria no grupo da família e vamos juntos para mais uma aventura 4×4!
Goiás
A nossa primeira parada é em Goiás, estado que faz parte do Planalto Central Brasileiro com cerca de 340 257 km² de território. Além disso, ele é considerado o estado mais populoso da região centro oeste do país, e não apenas isso, ele também abriga a maior reserva de cristais do mundo. Assim sendo, consequentemente há diversas dunas, cavernas, águas termais, praias do Rio Araguaia e um dos pontos mais cobiçados pelos apaixonados por off road, a Chapada dos Veadeiros.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é considero Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, é rico de cachoeiras, vegetações do Cerrado e rios cristalizados. Veja abaixo, alguns deles:
Cataratas dos Couros
Em primeiro lugar temos as Catararas dos Couros, que fazem parte do Parque Nacional. O percurso conta com 20km de asfalto + 35 km de estrada de terra. A recompensa? Poços para banho, muralha e a vista de uma cachoeira de cem metros de muita água corrente.
Cachoeira Santa Bárbara
Em segundo lugar temos a Cachoeira Santa Bárbara, que fica no município do Quilombo Kalunga Engenho II – uma reserva territorial de propriedade de descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil Central. A região também é conhecida como Cavalcante, Alto do Paraíso e Vila São Jorge.
Saindo do Quilombo em direção a cachoeira, é possível fazer o percurso a pé ou de carro, são cerca de 6km. A partir desse ponto, é obrigatório o uso de transporte de turismo para mais 4km, depois segue-se a trilha a pé por 1km.
Complexo de Cachoeiras dos Macaquinhos
Em terceiro lugar, temos o Complexo de Cachoeiras dos Macaquinhos. Para chegar é preciso pegar a estrada no sentido de Brasília, sendo uma boa parte de estrada de terra com nível elevado. Recomenda-se descer somente se estiver com o veículo com tração 4×4. Mas não se preocupe, a dificuldade há de ser compensada com as várias cachoeiras, poços de água cristalina e de cor verde esmeralda.
Mato Grosso
O estado do Mato Grosso é considerado como o berço do Pantanal. Ele é quase todo coberto pela floresta tropical Amazônica, as zonas húmidas e as planícies da savana. Abriga diversas espécies selvagens, incluindo araras, caimões e jaguares. É também um dos estados mais quente e úmido, isto porque, está muito próximo da Linha do Equador. Abaixo, listamos duas as expedições mais conhecidas pela região.
Transpantaneira
Jornada entre os dois estados do pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Garante diversidades e características peculiares como corixos, áreas alagadas, serras e chapadas, rios de águas cristalinas e outros rios fortes e imponente.
Chapada dos Guimarães
A Chapada dos Guimarães é formada de rios do Pantanal, os quais abrigam 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Sem falar das áreas de origem desértica e marinhas, por este motivo, também dizem que a região já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.
Mato Grosso do Sul
O Mato Grosso do Sul, tem a considerada maior região alagado do planeta – o Pantanal. Ele é coberto em sua maior parte por cerrado, planaltos, patamares e chapadões inseridos nas bacias dos rios Paraná e Paraguai. Consequentemente lar de diversas empecíeis de animais, aves e peixes. O que significa, que não falta lugares para desfrutar em pleno céu aberto. Veja abaixo alguns deles:
Estrada Parque Pantanal
O Pantanal, é formado por savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão e uma altitude média de 100 metros. É considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.
A Estrada Parque Pantanal, tem cerca de 120km, tem início na rodovia BR-262, na localidade chamada de Buraco das Piranhas. Ela atravessa quatro sub-regiões do Pantanal: Miranda, Abobral, Nhecolândia e Paraguai. Durante o percurso, você vai encontrar lagoas, braços do rio, ribeirão, bosques isolados. Assim como também, pesqueiros, pousadas e restaurantes.
Bonito – Trilha Boiadeira
Bonito, é conhecida por rios de água translúcida, como o Rio da Prata, um destino de snorkeling repleto de peixes. Contudo, nem só de água é conhecida a região pelos apaixonados por off road.
Visto que lá tem uma das trilhas mais usadas pelas comitivas de triciclos – a Trilha Boiadeira. Este percurso tem cerca de 8km de ida e volta, com muitos terrenos íngremes, com pedras e buracos, e se tiver chovido, muita lama e atoleiros.
Qual será seu próximo destino?
Conta pra gente aqui nos comentários, qual desses lugares você gostaria de conhecer e não deixe de compartilhar esta matéria com os amigos.
Descubra outros lugares para aventuras off road em Expedição off road: destinos no sul brasileiro e em destinos no sudeste brasileiro, e não perca a oportunidade de conhecer ainda mais o Brasil com o seu 4×4.
Acompanhe a gente também nas redes sociais para ficar por dentro do universo off-road.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.