As expedições 4×4 são uma mistura de desafios e muitas descobertas naturais. Quanto mais nos aprofundamos na nossa cultura e mais longe vamos em solo brasileiro, mais insaciáveis por estrada ficamos. Continuando a nossa lista de destinos no nordeste, separamos mais alguns lugares que não dá para não ir lá checar pessoalmente. Veja a seguir a lista de expedição 4×4: destinos no nordeste brasileiro – parte II.
Rio Grande do Norte
Vamos começar por um dos estados que se encontra na extremidade do Brasil. Conhecido pelas festas típicas como a Festa do Caju, Festas Juninas e o Carnaval, também revela em sua cultura muitas festas religiosas e tradições do folclore como o Congo e o Fandango. Contudo, o estado também é farto de praias lindas como o Forte dos Reis Magos, a Praia Negra e o Morro do Careca. Ainda é um estado pouco desbravado para expedições 4×4, o que significa que há muito para descobrir. Veja abaixo duas expedições que já revelam as maravilhas naturais da região.
Natal
Em Natal, recomenda-se contratar com uma agência especializada em expedição 4×4 da região. Como comentamos assim, por não ser um lugar muito desbravando, os caminhos ainda não estão bem marcados, por isso a importância de um guia, não só para não se perder, como também para ver e aproveitar o máximo possível.
Durante essa expedição você vai encontrar lagoas como a Lagoa de Alcaçuz, Lagoa do Carcará e a Lagoa de Boa Água, ambas apropriadas para banho, algumas tem mais turístas que outras, mas todas são perfeitas para um bom descanso, com uma vista impressionante de águas cristalizadas. A expedição também leva até o Mirante do Golfinhos com uma vista impressionante da região, e por fim as Dunas de Búzio, que conta com um trajeto mais emocionante, agraciado pelo pôr do sol.
Costa Potiguara
De João Pessoa à Lucena e Baía da Traição, uma expedição completa. A começar pela travessia de ferry boat do Rio Paraíba de Cabedelo a Lucena. De lá uma praia deserta a Falésias do Bom Sucesso em meio a mata e as ruínas da Igreja do Bom Sucesso, abraçada por uma Gameleira que segue imponente desde 1789. Potiguara é conhecida pela presente e forte cultura índigena no local. São cerca de 33 aldeias indígenas durante o percurso até a Baía das Traição.
Um fato que poucas pessoas sabem, é que essas aldeias carregam a única etnia a entrar em confronto com potências colonizadoras e se manter no mesmo lugar de origem há mais de 500 anos. Por fim, a expedição te levará a Barra do Camaratuba, último povoado litorâneo da costa norte do Rio Grande do Norte, onde se encontra o Parque Ecológico do Caranguejo-uçá.
Paraíba
Paraíba é encantadora pela arquitetura colonial portuguesa e a linha da costa tropical com praias lindas como a Manaíra e Tambaú da capital João Pessoa. Além disso, a região tem locais de mergulho com corais ao largo da costa. O farol Cabo Branco, marca a ponta mais leste do Continente Americano. Outro fato curioso é que é neste mesmo ponto do país que recebe a primeira luz do sol, justamente por ser o ponto mais extremo do oriente. Além disso, João Pessoa é considerada a segunda capital mais verde do globo, com mais de 7 km² de mata atlântica preservada e um índice de quase 55 árvores por habitante, a primeira é Paris. Em Campina Grande, está a maior comemoração do São João.
João Pessoa – Barra de Mamanguape
A Barra de Mamanguape atravessa o carnaval litorâneo da Paraíba, o Forte Velho, Ruína de Igreja, as praias de Bom Sucesso até chegar no foz do Rio Mamanguape. Cada um desses pontos guarda muita história do século XV ao XVII. A começar pela Forte Velho, que foi onde nasceu a Paraíba, quando a Espanha ainda dominava Portugal.
Naquela época, o Forte foi construído para proteger o acesso ao continente por aquele canal. Já a Igreja de Bom Sucesso, foi construída por padres Carmelita, em 1789. Foi erguida com pedra calcária e arenito, e que sem dúvida, vale cada minuto no local.
Alagoas
Conhecido pelas praias de areia branca, palmeiras, lagoas cristalinas e recifes de corais, Alagoas é a segunda rota mais procurada pelos turistas, perdendo apenas para a Bahia. Também é o estado com a maior produção de cana-de-açúcar do nordeste, além de ter algumas das árvores mais velhas do país, algumas delas com mais de 500 anos. E você sabia, que a primeira hidrelétrica e o primeiro carro a álcool foram construídos por lá? O estado é um dos pontos de paradas de algumas das importantes expedições do país, como o Rally dos Sertões. Porém, dá só uma olhada no próximo destino que selecionamos…
Praia do Carro Quebrado
É sem dúvida uma das praias mais bonitas e desérticas de Alagoas. Localiza-se na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, a 45 km de distância de Maceió. A orla possui um mar de águas cristalinas, lindas falésias e tem ar de paraíso. O jeito mais seguro para chegar é de buggy ou quadriciclo pela Barra de Santo Antônio. Conta-se que a praia herdou esse nome depois da visita de um casal que teve o carro atolado e que foi abandonado no local, no qual se encontra até os dias de hoje.
Sergipe
O menor estado do Brasil, também é morada de algumas das praias exuberantes do nosso país como Atalaia, Aruana, Náufragos, Refúgio, Robalo e Mosqueiro, além da Caueira. Apesar de ser pequeno em questão territorial, o estado foi previamente planejado, o que considera-se uma mentalidade à frente do seu tempo naquela época.
Assim como também é um dos estados brasileiros considerados mais secos e com a menor bacia hidrográfica, a do Rio Japaratuba, com aproximadamente 92 quilômetros de extensão. Sergipe tem ganhado cada vez mais visibilidade por causa do Rally dos Sertões, no entanto, dá só uma olhada nessa próxima expedição.
Atalaia
Cartão postal do estado com a imagem das Praças dos Arcos, Atalaia é uma das praias mais famosas do Nordeste. Assim como também é considerada a orla mais bonita do Brasil. O destino é ponto de partida de algumas expedições que descem para o Jalapão. Bem como também é ponto de chegada de algumas expedições que saem da Bahia.
Conheça mais destinos brasileiros para a sua próxima expedição 4×4
Descubra outros lugares para aventuras off road em Expedição off road: destinos no sul brasileiro e em destinos no sudeste brasileiro, e não perca a oportunidade de conhecer ainda mais o Brasil com o seu 4×4.
Conta pra gente aqui nos comentários, qual desses lugares você gostaria de conhecer e não deixe de compartilhar esta matéria com os amigos trilheiros de coração.
Acompanhe a gente também nas redes sociais para ficar por dentro do universo off-road.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.