Já pensou fazer uma expedição 4×4 em parques com enorme área de preservação? Ou quem sabe, se aventurar por uma das rodovias mais importantes do país? Dá só uma olhada nesta lista exclusiva para expedição 4×4: destinos no norte brasileiro.
Tocantins
Você sabia que o último estado a ser criado no Brasil foi o Tocantins? Pois é! Localizado na região central do norte do país, a região é abundante em vastos rios, como o Rio Tocantins, de quem herdou o nome, matagais e plantações a perder de vista. As praias fluviais são uma das atrações procuradas pelos turistas, mas não mais do que o Jalapão, um dos pontos turísticos brasileiro mais cobiçados por todos. Inclusive, o Jalapão é rota de algumas das expedições mais importantes que acontecem por aqui.
Jalapão
O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral. Segundo historiadores, a região é de origem geológica muito antiga e especula-se que onde hoje é terra firme, era mar há milhões de anos. Isso aconteceu, porque com todas as alterações climáticas e atmosféricas ao longo dos anos, fez com que o mar fosse se afastando e deixando novos cenários naturais como as dunas, os paredões rochosos, os morros presentes de forma tão marcante no Jalapão. Sem falar das piscinas naturais, rios, riachos, cachoeiras com águas sempre cristalinas. Um dos encantos de todo o lugar.
Serra Gerais
Poucas pessoas conhecem a Serra Gerais, um dos paraísos do estado do Tocantins. Ela faz parte da maior cadeia de serras do Brasil. Localizada no sudeste do estado, é composta pelas cidades de Dianópolis, Rio da Conceição, Almas, Pindorama e Aurora do Tocantins. Quase todo o trajeto demanda bastante, por isso, é recomendável estar com veículo com tração 4×4.
Além disso, precisa estar atento ao período de chuva, normalmente de março a fevereiro. A diversidade de atividades para fazer em cada uma das cidades é infinita e para todos os gostos. De trilhas, a cachoeiras, cânions, cidade das pedras e muito mais. Um daqueles destinos imperdíveis e de imersão total.
Pará
Conhecido como a terra do Açaí, o estado do Pará é o segundo maior estado do Brasil. Belém, a capital paraense, é formada por 39 ilhas que ocupam 65% de todo o território. A cidade é banhada pelo Rio Guamá e pela Baía do Guarajá. A cultura regional é extremamente marcante não só pela culinária, como também pelas festas típicas. Outro fato curioso, é que lá você também vai encontrar uma das praias consideradas pelo The Guardian, como a mais bonita do Brasil, a praia Alter do Chão. Sem falar das construções em Belém, que foram inspiradas na arquitetura francesa que são de tirar o fôlego e que tornam ela ainda mais, em um dos destinos no norte brasileiro fantástico!
Transamazônica – Uruará a Santo Antônio Matupi
Se para você não tem tempo ruim, não importa o que aconteça, a Transamazônica é perfeita para testar o seu 4×4. O trecho saí de Uruará até a Estrada do Estanho, próximo a região de Santo Antônio de Matupi. São aproximadamente 1.122km de estrada de chão com buracos e desníveis alternados com trechos de asfalto.
A região de Uruará tem clima equatorial com temperaturas médias de 32 ºC e é favorável durante todo o ano para passeios. Por lá, há diversidade de balneários e corredeiras d’água. Já em Santo Antônio de Matupi, também conhecido como KM 180, é uma pequena cidade da Rodovia Transamazônica no estado do Amazonas. É onde se concentra o maior laticínio do Amazonas, com capacidade de 100 mil litros/dia.
Amapá
Por fim, vamos falar de mais um dos destinos no norte brasileiro que poucos comentam. O estado do Amapá, no qual a floresta amazônica é presente em grande parte da sua área. O estado faz fronteira com o Suriname, Guiana Francesa e o Oceano Atlântico, e também é cortado pela Linha do Equador. Por causa disso, duas vezes ao ano, os habitantes da capital Macapá, podem assistir ao equinócio. Que nada mais é que o fenômeno causado pelos raios do sol quando incidem diretamente sobre a Linha do Equador. Toda região é rica por campos inundáveis, cerrados, mangue e florestas tropicais.
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma unidade de conservação de proteção integral. É uma das maiores áreas protegidas de floresta tropical em área contínua do mundo, com aproximadamente 3,9 milhões de hectares.
Para chegar até ele, precisa sair de Macapá, pela BR-156, percorrer 108km até o município de Porto Grande. A partir daí, são mais 104 km de via não pavimentadas pela BR-210 até o município de Serra do Navio. Então é desbravar e aproveitar a vista exuberante de toda a região, com áreas elevadas com altitudes entre 16 e 625 metros, bem como também áreas sem vegetação e afloramentos rochosos. Uma expedição singular do começo ao fim.
Conheça mais destinos brasileiros para a sua próxima expedição 4×4
Descubra outros lugares para aventuras off road em Expedição off road: destinos no sul brasileiro e em destinos no sudeste brasileiro, e não perca a oportunidade de conhecer ainda mais o Brasil com o seu 4×4.
Acompanhe a gente também nas redes sociais para ficar por dentro do universo off-road.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.