Você sabia que muitos entusiastas pela pratica off road não conhecem muitos lugares pelo sudeste do Brasil? É muito comum pensarmos sempre no nordeste ou norte na hora de escolher uma área com muita natureza. No entanto, o sudeste e o sul também são riquíssimos com áreas ainda preservadas. Lugares pouco conhecidos pelos moradores da própria região, mas que sem dúvida são a localização certa para quem ama conhecer uma terra nova. Selecionamos alguns dos destinos no sudeste brasileiro para expedição 4×4 para você incluir naquela sua lista de viagem e ir desbravar na sua próxima expedição.
São Paulo
O estado de São Paulo é um dos mais conhecidos em todo o mundo, visto que a sua capital é aquela que nunca para, a cidade das oportunidades. E muitos paulistanos conectados 24horas em seus trabalhos e obrigações cotidianos, sequer são vistos como aqueles que passeiam muito na natureza. Bem verdade que a grande capital de São Paulo, é muito mais cinza do que verde. Porém, o estado ainda tem muitos lugares preservados e destinos para todos os gostos e meios. Por isso, listamos três cidades paulistas para você (paulista ou não) conhecer.
São Bento do Sapucaí – SP
Localizado na Serra da Mantiqueira, acerca de 190km da capital e a uma altitude de 886 metros, é um dos lugares mais cobiçados do estado para a pratica off road. Isto porque, por ser uma região serrana a vista é encantadora do começo ao fim. Além do mais, há diversas atrações para aproveitar, desde a Pedra do Baú, que com certeza vale a escalada a pé. Como também, cachoeiras, o Complexo da Pedra do Baú que é considerado um monumento natural do estado, o Ecoparque Pesca da Montanha, Bairro do Quilombo e muito mais.
Cunha – SP
Uma das cidades localizados no leste do interior de São Paulo, mas que é a maior produtora de pinhão. Sem falar que a cerâmica é uma das atividades que também tem crescido bastante por lá. A cidade está a 230km da capital e é repleta de cachoeiras. E mais, ela é inclusive abastecida por uma delas – a Cachoeira do Pimenta. Para quem prefere o frio e aprecia o clima serrano, recomenda-se viajar em abril ou outubro e claro, durante os meses de inverno.
Vale do Itararé, SP
O município de Itararé está localizado na divisa entre São Paulo e Paraná. A cidade foi constituída a partir da aldeia de Itararé, a qual herdou o nome do Rio Itararé próximo a região. Segundo historiadores, o nome de origem tupi significa “pedra que o rio escavou”. E os pesquisadores afirmam, que o Rio tem mesmo em seu leito subterrâneos escavado pelas águas. As estradas são cercadas por diversos cânions, grandes cachoeiras, grutas, paredões e áreas preservadas que promovem uma vista admirável.
Rio de Janeiro
Vamos agora falar sobre um dos estados mais lindos do Brasil. Sim, o Rio de Janeiro, que também é abençoado com um dos cartões postais brasileiros mais cobiçado e conhecido no mundo inteiro, a cidade do Rio de Janeiro que desde sempre é e que continua, maravilhosa!
Contudo, nem só de praias invejáveis faz do estado um lugar tão cercado pela natureza. Ele também é farto com diversos tipos de trilhas e montanhas, tanto para desbravar a pé ou com duas rodas e sem dúvida em um 4×4. Veja abaixo alguns desses destinos imperdíveis para conhecer no Rio de Janeiro.
Rota dos túneis – RJ
A Rota dos túneis passa em uma das ferrovias que foi a mais importantes do Brasil, em 1889. Antes da Proclamação da República era chamada de Estrada de Ferro D. Pedro II e após o evento, passou a ser conhecida como a Estrada Central do Brasil, a qual conectava São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais até então a capital do Brasil.
Hoje, a ferrovia que está desativada já não existe mais como antes, mas é uma das expedições que não dá para deixar de lado. Passou a ser chamada de Rota dos túneis, justamente por causa dos túneis em que passavam os trens, mas não é só essa a atração que você vai encontrar por lá. Toda região é cercada por muita natureza, vales e fazendas e o ponto final do trecho, é justamente na maior queda livre do Rio de Janeiro, a Cascata Conde d’Eu, com mais de 127 metros de altura. Uma aventura para não esquecer jamais!
Sapucaia – RJ
Sapucaia é uma das cidades no interior do Rio de Janeiro. Quem já conhece a região costuma incluir ela como trecho de expedições que começam na Serra do Capim e que passam por Teresópolis. Ambas cidades são abundantes com muitas atrações regionais e nos trechos entre elas, com muitas fazendas de criação de gado. Essa é aquela para fazer com as crianças e despertar bastante a curiosidades delas pelos animais também.
Conservatória – RJ
Conservatória é um dos distritos da cidade de Valença e que também é conhecida como a cidade da seresta. Os trajetos costumam passar pelo Túnel Capoeirão, com cerca de 400 metros de extensão e chegam até o antigo leito da ferrovia, até a Santa Rita de Jacutinga. Sem dúvida é uma expedição com muita história para conhecer e apreciar. Além disso, a cidade é muito tranquila e acolhedora, ou seja, perfeita para quem busca um lugar de muita tranquilidade para descansar.
Minas Gerais
Um dos grandes estados do país, Minas Gerais foi um dos estados onde deu inicio as cidades da era colonial no século 18, conhecida também como a corrida do ouro no Brasil. É uma das regiões nacionais que abrigam cidades pequenas, mas riquíssimas em pedras, gados, cachoeiras, montanhas e muita cultura, ruas de paralelepípedo, mansões ornamentadas e igrejas barrocas, em outras palavras, muita história para contar. Veja abaixo alguns dos destinos para quem ama histórias.
Serra da Mantiqueira, MG
A Serra da Mantiqueira é o que chamamos de caminho do meio, uma vez que ela está entre os três estados do sudeste do país (acerca de 500km extensão entre eles): São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Contudo, a cidade tem inicio na cidade de Barbacena – MG. Conhecida também com uma cadeia montanhosa, você pode ter toda certeza, de que o que verá serão quadros naturais impecáveis, não importando de qual dos estados você começar a sua expedição. Como bem escreve os pesquisadores, a região é um verdadeiro “mosaico de formações vegetacionais composto por florestas altimontanas, florestas de araucária, campos de altitude e afloramentos rochoso”.
Serra da Canastra, MG
Já a Serra da Canastra, que pode ser descrita como um castelo deslumbrante e luxuoso criado pela própria natureza, é um espetáculo único. Isto porque, ficou por muitos anos completamente isolada e desconhecida por todos, o que permitiu que a natureza e tudo o que nela há se reconstruísse a sua maneira e sem nenhuma intromissão do homem. Logo, você pode imaginar o quão preciosa é a vista e tudo o que há por lá.
São mais de 200mil hectares de puro verde e diversas espécies de animais e pássaros. Desde que passou a fazer parte dos destinos para viagem, a sua atração principal é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado para proteger as nascentes do Rio São Francisco e o qual guarda um dos mais belos cartões postais brasileiros, a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”.
Serra do Ibitipoca, Juiz de Fora, MG
Sabe aquele tipo de expedição completa? É sobre isso as expedições que acontecem na Serra do Ibitipoca, Juiz de Fora. A cidade está localizada na região da Mata Mineira. O que significa que esta é uma daquelas aventuras que não contam apenas com trechos de terra para atravessar com o seu 4×4, mas também com muita atração cultural. De cachoeiras e matas preservadas a vilarejos. De fazendas a restaurantes com muita comida gostosa para aproveitar cada minuto da viagem.
Qual será seu próximo destino?
Você também já está com a mala feita e destino aí na sua cabeça? Acreditamos que sim! Porque quem é que resiste a uma lista de destinos como essa, não é mesmo?
Conta pra gente aqui nos comentários qual desses lugares você gostaria de conhecer sem sombra de dúvidas e não deixe de compartilhar com os amigos.
Leia também a nossa matéria sobre os 5 equipamentos essenciais para a prática de off-road, e não perca a oportunidade de aproveitar o máximo com o seu 4×4!
Acompanhe a gente também nas redes sociais para ficar por do universo off-road.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.