Se somos loucos por uma pick-up, sem sombra de dúvida também somos apaixonados por expedições 4×4. Por issso, nessa séria regiões brasileiras para conhecer, separamos mais uma lista surpreendente de expedição 4×4, destinos no sul brasileiro. Continue lendo e já marca no calendário a sua próxima aventura!
Paraná
Você sabia que as Cataratas do Iguaçu, além de ser conhecida internacionalmente, é também considerada a maior queda-d’água em volume do mundo, com média de 1,3 milhão de litros por segundo? Sem falar no Rio Paraná, que tem 2.570 km de extensão e corre não só no território brasileiro, como também no Paraguai e na Argentina.
Pois é! Podemos considerar que o Paraná é riquíssimo em preservação da natureza, com florestas subtropicais com variedade de espécies e muitas praias atlânticas. Sem falar da capital do estado: Curitiba, uma das mais belas cidades do país! Nela há diversos parques que reforçam o cuidado com a conservação de ambientes naturais e muitas outras atrações culturais que valem muito a pena desfrutar.
Abaixo vamos conhecer juntos alguns destinos para a prática off road no estado paranaense:
Jaguariaíva
Localizado em regiões dos Campos Gerais, a cidade recebeu esse nome em homenagem ao coronel Luciano Carneiro Lobo. Isso porque, ele comprou a fazenda Jaguariaíva em 1975, na qual, mais tarde, se tornou o munício do estado. A cidade é repleta de lugares para visitar, como por exemplo…
- Parque Municipal Lago Azul;
- Parque Estadual do Cerrado,
- Cânion do rio Jaguariaíva;
- Palacete do Conde Francisco Matarazzo
- Parque Linear do Rio Capivari
- Túnel Fábio Rego de 900 metros
… e tem sem dúvidas muito mais a descobrir.
Pico Capivari
O Pico Capivari faz parte do primeiro bloco de montanhas no nordeste do Paraná, chamada Serra do Mar, uma formação rochosa, que vem do norte do Brasil até os limites do Rio Grande do Sul. Com altitudes de 1640 a 1676 metros, o percurso é um misto de terra e asfalto, o que permite a chegada de carro, até o Capivari menor (1300m de altitude).
A partir desse ponto, o percurso até o Pico Capivari deve ser feito a pé, o que garante uma aventura completa para os trilheiros de plantão. E o que se encontra lá em cima? No pico à leste é possível observar a Baía de Antonina, já à oeste pode-se ver parte da Rodovia Régis Bittencourt que é um trecho da BR-116.
Morro dos Perdidos – Guaratuba
Considerado um dos pontos mais altos da Serra do Mar, a 1500m de altitude, do Morro dos Perdidos é possível ter uma visão 360º da região. De Garuva até Joinville, a Guaratuba a represa do Vassoroca e o norte de Curitiba. Ou seja, uma visão panorâmica e memorável de boa parte do estado. Consegue imaginar?
O percurso conta com muita estrada de chão e muita natureza em volta. Recomenda-se ir bem agasalho mesmo no verão, justamente por causa do nível de altitude e naturalmente, ser uma região muito fria.
Santa Catarina
Se tem uma coisa que não se pode dizer sobre o sul, é que não tem praias maravilhosas como o nordeste. Porque sim, têm e com certeza, essas praias estão no estado de Santa Catarina. Estado que conta também com muitas ilhas paradisíacas e montanhas. Além disso, também é uma região que realiza diversas festas tradicionais, como Oktoberfest, Fenarreco, Bierfest, Kegelfest, Marejada, Festa do Pinhão e o Festival de Dança de Joinville, considerado um dos mais importantes do país.
E claro que afortunado assim não só como os mares e muita cultura, o estado também é um excelente destino para expedições 4×4. Anote aí na sua lista:
Coxilha Rica
A Coxilha Rica, está localizada no munícipio catarinense, Lage. Ela é a primeira via terrestre de ligação entre o sul e o sudeste do Brasil. O trecho tem cerca de 100km² de zona rural em um planalto situado a mais de 1.000m acima do nível do mar. E claro, que tem uma série de regiões para serem descobertos. Como por exemplo:
- Cachoeira do Rio Pelotinhas;
- Ponte Ferroviária do Rio Pelotinhas;
- Corredor de Tropas na Coxilha Rica. Corredor das Tropas na Coxilha Rica;
- Túnel da Coxilha Rica;
- Balneário no Rio Pelotinhas;
- Fazendas na Coxilha Rica. Vista aérea da Fazenda Lua Cheia;
- Ponte Ferroviário do Rio Tatetos.
Serras Catarinenses
Localizada no sudeste do estado, as Serras Catarinenses é um combo completo para todos os apaixonados por off road, montanhismo e trilhas. Isso porque toda a região é completo para qualquer uma dessas modalidades, seja para percorrer a pé, de bicicleta ou moto e com toda certeza, de 4×4.
As altitudes variam de 800m a 1827m no Morro da Boa Vista, o ponto mais alto. O passeio conta com Cânion do Espraiado, Morro do Campestre com vista privilegiada do Vale do Rio Canoas, Parque Cascata do Avencal, Cascata Véu da Noiva e muito mais. A região é dividida em 19 cidades, contudo, viajantes recomendam algumas das cidades mais atrativas. Veja a lista abaixo:
- Lages
- Bom Jardim da Serra
- Urupema
- Alfredo Wagner
- Bom retiro
- Urubici
- São Joaquim
Rio Grande do Sul
Estado que faz fronteira com a Argentina e com o Uurguai, é a região mais sul do Brasil, possui as menores temperaturas do país. Abriga também, algumas das cidades turísticas conhecidas pelo estilo alemão como Gramado e Canela. Bem como também, possui alguns dos mais importantes vinhedos brasileiros.
Rota dos Viadutos Ferroviários
Conhecido também como a Ferrovia do Trigo e também como o Viaduto 13, o túnel foi construído pelo Exército Brasileiro no período da ditadura militar. São 143 metros de altura e 509 metros de extensão, e liga as cidades gaúchas de Roca Sales e Guaporé. Está a uma altitude de 480 metros acima do mar e acaba em Muçum, a 48 metros. É considerado o 2º viaduto mais alto do mundo e o mais alto da América Latina.
Farol Cristóvão Pereira
O Farol Cristóvão Pereira, um dos mais antigos faróis da região, está localizado as margens da Lagoa dos Patos, em Mostarda no Rio Grande do Sul. Construído em homenagem a Christóvão Pereira de Abreu, o primeiro tropeiro a desbravar o sul brasileiro.
Conta-se a história, que no século 18 os viajantes e comerciantes atravessam a região a cavalo. Hoje, é um dos destinos apaixonantes para a prática off road, com vistas inesquecíveis de campos verdejantes, lagoas e aves de diferentes espécies. Claro que deixamos o alerta para os atoleiros que são inevitáveis durante esta viagem, mas que a gente sabe também, que não é um problema para as nossas pick-ups.
Chuí
Cidade que faz divisa com o Chuy, no Uruguai. É o munícipio da região mais extrema do sul. Foi considerada em 2010, uma das cidades com maior população estrangeira, sendo uma mistura de brasileiros, uruguaios e árabes palestinos. As expedições 4×4 por essa região conta cruzar as fronteiras: Chuí no Brasil para o Chuy no Uruguai.
No pacote, você pode considerar trilhas pelas praias, dunas, faróis, naufrágios, estradas abandonadas entre fazendas e serras uruguaias e compras na longa avenida que demarca com um canteiro a fronteira. Sendo do lado do Brasil a Avenida Uruguaia e do lado do Uruguai, a mesma chamada de Avenida Brasil.
Qual será seu próximo destino?
Conta pra gente aqui nos comentários qual desses lugares você gostaria de conhecer e não deixe de compartilhar esta matéria com os amigos.
Leia também a nossa matéria sobre as expedição off road: destinos no sudeste brasileiro, e não perca a oportunidade de conhecer ainda mais o Brasil com o seu 4×4.
Acompanhe a gente também nas redes sociais para ficar por dentro do universo off-road.
Redator TPARTS é um profissional qualificado e experiente na produção de conteúdo especializado em pick-ups e vans.