Um problema crônico muito comum apresentado pela Toyota Hilux ou SW4 é o vazamento na sua tampa de válvulas, resultando na troca da mesma. E quando essa é a questão, muitos não sabem por onde começar. Confira ao longo dessa matéria 5 dicas essenciais na hora de trocar essa peça!
Primeiramente, o que origina esse vazamento?
A principal causa para ocorrerem vazamentos na tampa de válvulas são as variações de temperatura, que aumentam os ciclos de dilatação e contração das peças. Se o motor trabalhar sempre muito quente, a vida útil dessas peças será reduzida drasticamente, causando rupturas na junta, retentores e até trincas na tampa de válvulas.
Existem alguns sintomas comuns que indicam um possível vazamento na tampa de válvulas. Por exemplo:
Cheiro de óleo ardente, Tampa de válvulas suja e vazando óleo, Motor com um pouco de óleo, e Motor funcionado mal.
Então, se você reconhecer algum desses sinais de advertência, entre em contato com um mecânico de sua confiança o mais rápido possível para que ele possa substituir a peça, se necessário.
Vou trocar a tampa de válvulas do meu carro, por onde começar?
Dessa forma, separamos 5 dicas valiosas de instalação, para dar fim aos vazamentos:
- Analise cuidadosamente toda a extensão da peça para ter um diagnóstico preciso. Há casos em que a substituição da junta ou dos retentores já resolve o problema, mas se a tampa estiver avariada, é necessária a substituição do conjunto completo;
- Limpe bem a superfície do cabeçote antes de instalar as peças novas. Remova óleo e detritos, sempre tomando cuidado para que essa sujeira não caia dentro do cabeçote. A superfície tem que estar limpa e seca para que as peças tenham o assentamento correto;
- Coloque a junta na tampa, posicione-a no cabeçote e verifique se ela está no lugar correto. Os retentores devem ser montados somente depois que a tampa estiver no lugar, já que se instalados antes, podem se danificar por conta da rosca dos bicos;
- Parafuse a tampa em “X” para que a peça se assente corretamente. Realize o aperto final com um torquímetro utilizando o torque correto para não apertar demasiadamente e correr o risco de romper a junta ou danificar a tampa na instalação;
- Por fim, não use cola na montagem, seu uso pode ser nocivo ao motor. Se algum pedaço cair nas galerias de óleo travando o fluxo ou entupindo o pescador, seu motor ficará sem lubrificação, ocasionando a quebra dele e um prejuízo enorme.
E se for trocar a sua tampa de válvulas, escolha HiParts!
Os produtos HiParts são feitos com o mesmo material e tecnologia que as montadoras mais reconhecidas no mercado usam. Além disso possui custo-benefício excelente e peças à pronta entrega, diferente da maioria das concessionárias.
Ainda ficou alguma dúvida?
Confira a nossa matéria sobre Vazamento Crônico da Hilux ou SW4 ou veja abaixo o vídeo completo de instalação da tampa de válvulas.
Acompanhe a gente também nas redes sociais para mais dicas!
Cresceu imerso no ambiente de uma empresa especializada em Toyota Bandeirante. Aos 16 anos, começou a trabalhar na empresa da família, onde adquiriu conhecimento e se especializou na área. Há mais de 8 anos, é parceiro da TPARTS e integra uma empresa familiar de terceira geração, dedicada à manutenção e restauração do emblemático modelo da marca japonesa.