A Toyota recentemente divulgou que a fabricação de peças para o Bandeirante vão voltar. O projeto tem como finalidade valorizar e prezar a herança dos modelos clássicos. Não apenas isso, a Toyota também tem como objetivo garantir a segurança dos motoristas. Leia esta matéria e saiba um pouco mais sobre o Bandeirante.
História do Bandeirante
A Toyota Bandeirante foi montada no Brasil, a partir de 23 de Janeiro de 1958, inicialmente com o nome Land Cruiser FJ-251. Desse modo, o automóvel tornou-se conhecido por ser um carro robusto, com bastante durabilidade e por ter a capacidade de se deslocar em terrenos desfavoráveis, diferente dos carros de passeio. Em outras palavras, o Bandeirante sempre foi uma excelente opção para carros de trabalho em regiões com vias não pavimentadas. De 1958 a 1962, ele foi equipado com o motor 2F da Toyota, um 4.0 de baixa rotação de gasolina, com 6 cilindro e que desenvolvia 110 cv a 2000 rpm.
1º lote de Toyota Bandeirante (Foto: Divulgação)
Contudo, em novembro de 2001, a Toyota tomou a decisão de encerrar a produção, porque seu motor não cumpria as especificações da lei de emissão de poluentes, que entrou em vigor em 2002. Mesmo fazendo um levantamento, a empresa concluiu que a substituição do motor ou a fabricação de um novo modelo não alcançariam visibilidade comercial desejada.
O retorno da peças do Bandeirante
Recentemente, a Toyota deu inicio ao projeto de retomada da fabricação das peças dos carros clássicos. Começando com os Supra e o 2000GT, que precisavam de peças novas para continuar rodando por aí e fazendo história.
E não só por isso, mas a Toyota afirma que um dos objetivos desse projeto, é garantir também a seguranças dos proprietários, para que eles possam continuar dirigindo os veículos com segurança e tranquilidade.
A produção das partes específicas do modelo é feito pela divisão esportiva da Toyota, a Gazoo Racing. E tem mais, os proprietários poderão escolher quais peças querem nesse primeiro pacote. Em outras palavras, a GR está pesquisando quais são as peças mais pedidas pelos donos dos carros Bandeirante.
Curiosidade
Você sabia que as primeiras peças comercializadas pela TPARTS Autopeças, foram peças para o Bandeirante? Isso mesmo! Temos muito orgulho de contar que a nossa história começou em uma das concessionárias da Toyota, que foi onde o idealizador e fundador da TPARTS trabalhou por muitos anos.
Acompanhe a gente também nas redes sociais e fique por dentro das novidades.
E precisando, conte com a TPARTS!
Cresceu imerso no ambiente de uma empresa especializada em Toyota Bandeirante. Aos 16 anos, começou a trabalhar na empresa da família, onde adquiriu conhecimento e se especializou na área. Há mais de 8 anos, é parceiro da TPARTS e integra uma empresa familiar de terceira geração, dedicada à manutenção e restauração do emblemático modelo da marca japonesa.