Você sabe o que deixa o pedal de freio do seu carro duro? Leia esta matéria e entenda quais são alguns dos principais componentes responsáveis pelo sistema de freio. Descubra quais são os sinais que indicam necessidade de reparo e como mantê-las sempre em bom estado para o bom funcionamento e segurança.
O hidrovácuo ou servo freio, é um dispositivo comandado pelo pedal de freio, localizado dentro do capô do seu carro. Isto é, a sua principal função é ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal de freio.
Esse processo se dá através da diferença de pressão entre o vácuo gerado pelo motor ou bomba de vácuo e a pressão atmosférica, amplificando a força de atuação sobre o cilindro mestre e proporcionando maior conforto ao motorista.
Existem alguns sintomas que podem caracterizar defeito no hidrovácuo, os principais deles são:
- Sentir o pedal rígido;
- Carro puxando para um lado;
- Luz acesa no painel;
- Freios não funcionam.
O que é o cilindro mestre de freio?
O cilindro mestre de freio também está localizado no capô. Ele pode ser simples – com apenas uma câmara, ou duplo – com duas câmaras. É a peça responsável por acionar a pressão hidráulica dos freios de um automóvel. Ou seja, quando o pedal de freio é acionado, os pistões da câmara interna do cilindro mestre de freio pressionam o fluído de freios, que se distribui em todo o sistema hidráulico e chega até as lonas e pastilhas de freio nas rodas.
Existem dois sintomas principais que podem caracterizar defeito no cilindro mestre de freio:
1. Pedal de freios cede descendo até o assoalho;
2. Fluído de freio no reservatório.
Quais problemas podem endurecer o freio?
Um dos sintomas mais característico que indicam que o servo freio, precisa de reparos, é o pedal do freio estar muito duro, porque causa dificuldades na frenagem. Além dele, há outras peças que podem levar a este problema, como: mangueira do servo freio rachada, levando a algum tipo de vazamento; abraçadeiras frouxas; bem como a mangueira substituída por outra que não suporte o vácuo, isto é, ela fecha quando recebe o vácuo da bomba.
Outro sintoma, é quando você pisa no freio e ouve um barulho de vazamento de ar, o que indica que a membrana já está rompida. Em outras palavras, logo que você pisa no frio, ela deixa o vácuo escapar. Assim como também, quando o óleo de freio vai sendo reposto, mas o que vazou antes acaba ressecando a membrana, não aguanta o vácuo e rompe. Isso não vai te deixar totalmente sem freio, no entanto, vai deixar o pedal do freio duro, em outras palavras, você vai perder a sensibilidade, gerando possíveis riscos.
Como prevenir falhas
Para ambas as peças, é necessário estar atento a quilometragem de vida útil de cada peça. Isto é, para o bom funcionamento do hidrovácuo, é indicado a troca da peça a cada 120.000 km rodados. Já o cilindro mestre de freio, a substituição completa do fluído de freio é indicada a cada ano ou a cada 10.000 km rodados.
Se ainda assim, o seu carro continuar apresentando algum desses sintomas, pode ser necessária a substituição por outra peça completamente nova. Fique atento aos sinais que o seu carro te dá, consulte um mecânico de confiança e faça a manutenção preventiva sempre!
Como é feita a troca das peças
O pedal de freio do seu carro está duro? Confira abaixo o vídeo de nossa visita a SGN Off-Road, em que mostramos todos os detalhes da troca do hidrovácuo e do cilindro mestre de freio, utilizando as nossas peças HiParts.
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Cresceu imerso no ambiente de uma empresa especializada em Toyota Bandeirante. Aos 16 anos, começou a trabalhar na empresa da família, onde adquiriu conhecimento e se especializou na área. Há mais de 8 anos, é parceiro da TPARTS e integra uma empresa familiar de terceira geração, dedicada à manutenção e restauração do emblemático modelo da marca japonesa.