Está pensando em comprar um Toyota Bandeirante? Antes de mais nada, leia essa matéria. Contamos um pouco sobre a história desse carro japonês, e também listamos os principais pontos de atenção para você avaliar antes de comprar o seu!
Toyota Bandeirante no Brasil
As primeiras unidades do modelo chegaram ao país no início dos anos 50, importados e montados pela Alpagral. Mas logo depois, no início de 1958, a Toyota do Brasil assumiu a montagem dos automóveis, e em maio de 1962 passou a fabricá-los.
A princípio, o modelo era um jipe com capota de lona, tendo carroceria com 3,83 m de comprimento e 2,28 m entre eixos. Seu motor era um seis-cilindros a gasolina, substituído três anos depois pelo motor diesel Mercedes-Benz OM-324. Em 1979, veio a evolução do motor Mercedes, o OM314S, que ganhou pouca potência mas uma construção mais moderna.
No ano de 1990, a Mercedes evoluiu mais ainda seus motores e o Bandeirante passou a ser equipado com o motor OM-364, que foi a versão mais moderna do motor Mercedes que o Toyota teve.
Logo depois, em 1994, o Bandeirante voltou às origens e recebeu o motor Toyota que trazia uma proposta um pouco diferente do motor anterior. Apesar de ser um motor com menos torque, o 14B desenvolvia mais rotação, e isso permitia alcançar maiores velocidades, em conjunto com o câmbio de 5 velocidades.
O conservadorismo do Bandeirante
Apesar de algumas mudanças ao longos das décadas, nenhuma atualização do Bandeirante foi muito significativa, provavelmente por sua boa aceitação no mercado. Algumas poucas concessões foram feitas, como opções de chassis mais longos, além de leves alterações, tanto estéticas como mecânicas. Mas nada que mudasse significativamente o projeto original.
De 1962 até 2001, o período mais longo que um mesmo modelo de automóvel já teve de produção no Brasil, a Toyota produziu mais de 100.000 unidades do modelo, em versões que podem variar entre jipe curto ou longo, caminhonete cabine dupla ou simples.
Versões do Toyota Bandeirante:
- Jipe curto capota de lona;
- Jipe curto capota de aço;
- Caminhonete cabine simples chassis curto;
- Caminhonete cabine simples chassis longo;
- Jipe longo capota de aço;
- Caminhonete cabine dupla;
- Caminhonete cabine dupla 4 portas.
Guia de compra do Toyota Bandeirante
Abaixo você confere os principais pontos de atenção que devem ser avaliados antes de comprar o seu Bandeirante, assim como fica por dentro de possíveis problemas crônicos que podem surgir!
- Observar a lataria: é muito comum acontecer a corrosão por acúmulo de umidade;
- Identificar o motor: existem as versões com motor Mercedes-Benz e bem como com o motor Toyota e cada um tem características específicas que podem favorecer ou não alguns tipos de usos;
- Escolher o tipo de câmbio: ele pode ser de 4 ou 5 marchas;
- Verificar o tanque: o tanque de lata pode corroer devido a condensação do diesel, por isso é recomendada a substituição pelo tanque de plástico;
- Checar itens extras e plug and play: Kit turbo, ar condicionado, direção hidráulica, freio a disco, eixo flutuante e acessórios off-road.
Afinal, ficou alguma dúvida? Quer mais detalhes? Assista o vídeo abaixo, onde em parceria com o Canal da Peça, visitamos a SGN Off-Road!
Em conclusão, se você decidir comprar um Toyota Bandeirante e precisar substituir alguma peça, na TPARTS ONLINE você encontra tudo o que é necessário para deixar o seu veículo em perfeito estado!
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Cresceu imerso no ambiente de uma empresa especializada em Toyota Bandeirante. Aos 16 anos, começou a trabalhar na empresa da família, onde adquiriu conhecimento e se especializou na área. Há mais de 8 anos, é parceiro da TPARTS e integra uma empresa familiar de terceira geração, dedicada à manutenção e restauração do emblemático modelo da marca japonesa.