Fez a manutenção na Nissan Frontier 2.5 de 2007 a 2016 e mesmo assim o seu veículo não liga? Atenção! Este pode ser um sinal de que os sensores de rotação ou estão danificados, ou estão trocados. Os sensores são peças muito parecidas e por isso, causam bastante confusão na hora da compra e inclusive da troca pelo mecânico. Continue lendo e conheça a diferença entre os sensores de rotação.
Sensor de rotação do eixo virabrequim
Para começar, vamos entender para que cada um deles serve. O sensor de rotação do eixo virabrequim, é o item responsável por enviar para a unidade de comando eletrônica a informação quanto a rotação e a posição do virabrequim.
Já o sensor de rotação do eixo comando de válvulas, é o responsável por enviar para a unidade de comando eletrônica a informação quanto a rotação e a posição do comando de válvulas.
As duas peças juntas, garantem que o motor funcione de forma harmoniosa. Isto porque, são exatamente estes sensores que calculam o momento exato para a injeção eletrônica trabalhar de forma regulada.
Qual a diferença no funcionamento dos sensores?
Se você reparar nas imagens dos itens acima, vai perceber que eles são exatamente iguais. Por essa razão, não só o dono do carro pode comprar o item errado, como também o mecânico pode inverte-los na hora da instalação. Quando os itens estão trocados, o veículo pode até funcionar, contudo, pode apresentar problemas como:
- Leitura incorreta dos itens;
- Falhas na rotação;
- Não subir giro;
Esses problemas acontecem, porque o que diferencia no funcionamento de um sensor do outro é a velocidade de leitura que cada um deles faz. Sendo:
- o sensor do comando de válvulas: leitura de 170 milésimos por segundo.
- o sensor do virabrequim: leitura de 33 milésimo por segundo.
Pulo do gato para os mecânico:
Você é mecânico?
Veja no vídeo abaixo a primeira ação que você deve tomar para evitar a quebra do sensor:
Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com o nosso time de especialistas, que teremos o maior prazer em responder.
E lembre-se, faça sempre a manutenção preventiva e evite danos indesejados.
Acompanhe a gente também nas redes sociais e nosso canal no youtube e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a funcionamento do seu carro.
Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.