Fez a manutenção na Nissan Frontier 2.5 de 2007 a 2016 e mesmo assim o seu veículo não liga? Atenção! Este pode ser um sinal de que os sensores de rotação ou estão danificados, ou estão trocados. Os sensores são peças muito parecidas e por isso, causam bastante confusão na hora da compra e inclusive da troca pelo mecânico. Continue lendo e conheça a diferença entre os sensores de rotação.
Sensor de rotação do eixo virabrequim
Para começar, vamos entender para que cada um deles serve. O sensor de rotação do eixo virabrequim, é o item responsável por enviar para a unidade de comando eletrônica a informação quanto a rotação e a posição do virabrequim.
Sensor de rotação do eixo comando de válvulas
Já o sensor de rotação do eixo comando de válvulas, é o responsável por enviar para a unidade de comando eletrônica a informação quanto a rotação e a posição do comando de válvulas.
As duas peças juntas, garantem que o motor funcione de forma harmoniosa. Isto porque, são exatamente estes sensores que calculam o momento exato para a injeção eletrônica trabalhar de forma regulada.
Qual a diferença no funcionamento dos sensores?
Se você reparar nas imagens dos itens acima, vai perceber que eles são exatamente iguais. Por essa razão, não só o dono do carro pode comprar o item errado, como também o mecânico pode inverte-los na hora da instalação. Quando os itens estão trocados, o veículo pode até funcionar, contudo, pode apresentar problemas como:
- Leitura incorreta dos itens;
- Falhas na rotação;
- Não subir giro;
Esses problemas acontecem, porque o que diferencia no funcionamento de um sensor do outro é a velocidade de leitura que cada um deles faz. Sendo:
- o sensor do comando de válvulas: leitura de 170 milésimos por segundo.
- o sensor do virabrequim: leitura de 33 milésimo por segundo.
Pulo do gato para os mecânico:
Você é mecânico?
Veja no vídeo abaixo a primeira ação que você deve tomar para evitar a quebra do sensor:
Ficou com alguma dúvida?
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E lembre-se, faça sempre a manutenção preventiva e evite danos indesejados.
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