Você sabia que o sensor de ABS faz parte do sistema de frenagem do veículo? Leia esta matéria para entender o que é o sensor ABS, como ele funciona e quais são sinais que indicam que esta na hora de levar o seu carro para a manutenção.
O que é o sensor ABS?
Primeiramente, vamos começar entendendo o que é o sensor ABS e quais são as suas funções dentro do sistema de frenagem.
O sensor ABS ou Sistema Antitravamento de Frenagem, é o sistema que oferece uma frenagem mais suave, isto é, uma parada não tão brusca e imediata. Esse sistema de freio é composto por:
- sensores de velocidade
- unidade hidráulica
- unidade de comando — ou módulo de controle eletrônico
Para que serve o sensor ABS?
A sua principal função é emitir o sinal de velocidade das rodas para a unidade eletrônica do sistema. Isto é, esse sinal ativa as válvulas hidráulicas para receberem o fluido e iniciarem o tratamento mais sutil das rodas. Deste modo, a pressão do freio sobre a roda é controlada. Esse processo garante mais leveza no travamento dos discos, evitando que o veículo derrape e perca a aderência com a pista.
Posto que, quando é um sistema de freio convencional, o freio ativa as pastilhas que travam o disco das rodas fazendo que o veículo em movimento pare imediatamente. Neste caso, o processo de parada do veículo oferece maiores riscos, uma vez que a frenagem é mais brusca e o controle da direção também comprometida, ou seja, pode fazer com que o carro derrape.
Quais os sinais que indicam problemas?
Como citamos acima, quando você escuta barulhos na hora que está freando ou trepidações, isso pode indicar que o sensor ABS do seu carro pode estar com problemas. Esses problemas, geralmente podem ser causados por:
- Problemas eletroeletrônicos – os freios ABS são alimentados pelo sistema elétrico do veículo e muitos componentes ficam bastante expostos. Por isso, é comum surgirem problemas nos contatos, cabos ou interferências eletromagnéticas.
- Defeitos nos sensores – quando os sensores estão com problemas, a central eletrônica não consegue mandar os comandos corretos para o módulo hidráulico, comprometendo todo o sistema.
Sensor ABS x freio convencional
Depois de entendermos que a função do sensor é evitar o freada brusca, e consequentemente, garantir o melhor controle ao motorista na hora de parar o veículo, compreendemos então que o sensor ABS em situações inesperadas e de risco é um componente essencial para evitar a perda de controle do veículo.
Para você entender o que acontece na prática, em uma pista seca, o veículo com freios convencionais precisa de pelo menos 45 metros para parar totalmente, assim que o pedal do freio é acionado. Já com o sensor de ABS, na mesma situação o veículo desacelera em 32 metros. Em pistas molhadas, o sistema sem freio ABS desacelera em 53 metros, porém, com o sensor ABS, o veículo para totalmente em aproximadamente 42 metros.
É importante ressaltar, que até é possível frear o carro não tão bruscamente com o sistema de frenagem convencional. Isso quer dizer, que você precisa pisar várias vezes no pedal de freio e não de uma vez só. Ao fazer assim, o carro começa a parar mais rapidamente, em menor distância e com menor risco de travamento das rodas.
Contudo, também é imprescindível alertar que em uma situação de emergência, e principalmente, se estiver em alta velocidade em rodovias por exemplo. Sem o sensor ABS você precisa estar emocionalmente preparado para gerir o impulso de frear instintivamente de uma vez. E mais, ter a habilidade física para controlar o freada com o pedal manualmente. Ou seja, o risco é evidente! Portanto, está claro que o sensor ABS é uma mão na roda, não é? E literalmente!
Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com os nossos especialistas, que teremos o maior prazer em responder.
Lembre-se sempre de fazer manutenção preventiva com um mecânico de sua confiança. A manutenção preventiva é um dos métodos que garantem ainda mais a sua segurança. E claro, se precisar fazer a manutenção corretiva ou preventiva do sensor ABS do seu carro, conte com a TPARTS Autopeças, temos as melhores peças para pick-ups e vans.
Também acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a mecânica do seu 4×4.
Especialista em peças para 4×4
Flávio Amaral, iniciou sua trajetória no ramo de 4×4 em 2002 na oficina de sua família, onde ficou por 12 anos sendo mecânico. Sempre se especializando, fez diversos cursos profissionalizantes para se aprofundar na área de mecânica. Hoje trabalha na área comercial da HiParts. importadora de peças especializadas em pick-ups e vans.
Pode agravar outras partes do sistema, estando com problemas no sensor de freio ABS?