Você sabia que o sensor de ABS faz parte do sistema de frenagem do veículo? Leia esta matéria para entender o que é o sensor ABS, como ele funciona e quais são sinais que indicam que esta na hora de levar o seu carro para a manutenção.
O que é o sensor ABS?
Primeiramente, vamos começar entendendo o que é o sensor ABS e quais são as suas funções dentro do sistema de frenagem.
O sensor ABS ou Sistema Antitravamento de Frenagem, é o sistema que oferece uma frenagem mais suave, isto é, uma parada não tão brusca e imediata. Esse sistema de freio é composto por:
- sensores de velocidade
- unidade hidráulica
- unidade de comando — ou módulo de controle eletrônico
Para que serve o sensor ABS?
A sua principal função é emitir o sinal de velocidade das rodas para a unidade eletrônica do sistema. Isto é, esse sinal ativa as válvulas hidráulicas para receberem o fluido e iniciarem o tratamento mais sutil das rodas. Deste modo, a pressão do freio sobre a roda é controlada. Esse processo garante mais leveza no travamento dos discos, evitando que o veículo derrape e perca a aderência com a pista.
Posto que, quando é um sistema de freio convencional, o freio ativa as pastilhas que travam o disco das rodas fazendo que o veículo em movimento pare imediatamente. Neste caso, o processo de parada do veículo oferece maiores riscos, uma vez que a frenagem é mais brusca e o controle da direção também comprometida, ou seja, pode fazer com que o carro derrape.
Quais os sinais que indicam problemas?
Como citamos acima, quando você escuta barulhos na hora que está freando ou trepidações, isso pode indicar que o sensor ABS do seu carro pode estar com problemas. Esses problemas, geralmente podem ser causados por:
- Problemas eletroeletrônicos – os freios ABS são alimentados pelo sistema elétrico do veículo e muitos componentes ficam bastante expostos. Por isso, é comum surgirem problemas nos contatos, cabos ou interferências eletromagnéticas.
- Defeitos nos sensores – quando os sensores estão com problemas, a central eletrônica não consegue mandar os comandos corretos para o módulo hidráulico, comprometendo todo o sistema.
Sensor ABS x freio convencional
Depois de entendermos que a função do sensor é evitar o freada brusca, e consequentemente, garantir o melhor controle ao motorista na hora de parar o veículo, compreendemos então que o sensor ABS em situações inesperadas e de risco é um componente essencial para evitar a perda de controle do veículo.
Para você entender o que acontece na prática, em uma pista seca, o veículo com freios convencionais precisa de pelo menos 45 metros para parar totalmente, assim que o pedal do freio é acionado. Já com o sensor de ABS, na mesma situação o veículo desacelera em 32 metros. Em pistas molhadas, o sistema sem freio ABS desacelera em 53 metros, porém, com o sensor ABS, o veículo para totalmente em aproximadamente 42 metros.
É importante ressaltar, que até é possível frear o carro não tão bruscamente com o sistema de frenagem convencional. Isso quer dizer, que você precisa pisar várias vezes no pedal de freio e não de uma vez só. Ao fazer assim, o carro começa a parar mais rapidamente, em menor distância e com menor risco de travamento das rodas.
Contudo, também é imprescindível alertar que em uma situação de emergência, e principalmente, se estiver em alta velocidade em rodovias por exemplo. Sem o sensor ABS você precisa estar emocionalmente preparado para gerir o impulso de frear instintivamente de uma vez. E mais, ter a habilidade física para controlar o freada com o pedal manualmente. Ou seja, o risco é evidente! Portanto, está claro que o sensor ABS é uma mão na roda, não é? E literalmente!
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Lembre-se sempre de fazer manutenção preventiva com um mecânico de sua confiança. A manutenção preventiva é um dos métodos que garantem ainda mais a sua segurança. E claro, se precisar fazer a manutenção corretiva ou preventiva do sensor ABS do seu carro, conte com a TPARTS Autopeças, temos as melhores peças para pick-ups e vans.
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